NixOS 20.09 lançado com foco na estabilização do sistema [Atualizado]

O projeto NixOS anunciou o lançamento da mais recente versão estável do seu sistema, o NixOS 20.09. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.

No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.

O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.

Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.

Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.

Agora, O projeto NixOS anunciou o lançamento do NixOS 20.09 Markhor.

Novidades do NixOS 20.09

NixOS 20.09 lançado com foco na estabilização do sistema

OS NixOS 20.09 traz muitas mudanças importantes e sutis ao mix. Ele será suportado até abril de 2021 e se concentra na estabilização do sistema central.

O sistema operacional também inclui atualizações confiáveis, reversões, modelos baseados na origem com binários, configurações de sistema e gerenciamento de pacotes multiusuário. Nixpkgs é uma distribuição de código-fonte que permite modificar qualquer pacote localmente.

A estabilização do NixOS acontece um mês antes do lançamento planejado. O objetivo é ter o mínimo possível de trabalhos de integração contínua (Hydra) falhando antes do corte da liberação.

Embora o projeto queira lançar no prazo, para eles, um lançamento de alta qualidade é mais importante.

O lançamento 20.09 destacou alguns pontos fracos da programação de lançamento atual. Mas já começaram as discussões sobre como melhorar o processo desde o início, para ajudar a minimizar os riscos.

A equipe do projeto até agradeceu ao WORLDofPEACE (meu co-gerente de lançamento) por ajudar com itens de gerenciamento de lançamento, Thomas Tuegel por ajudar com a estabilização de Qt e Plasma, bem como Robert Scott por seu trabalho com a estabilização de lançamento.

“A versão 20.09 foi possível devido aos esforços de 1313 contribuidores em 31282 commits. Gostaríamos de agradecer especialmente aos nossos 10 principais colaboradores: Mario Rodas, Frederik Rietdijk, Jörg Thalheim, Maximilian Bosch, Jonathan Ringer, Jan Tojnar, Daniël de Kok, WORLDofPEACE, Florian Klink, José Romildo Malaquias e 1303 outros!”

Esta versão adiciona mais de 7000, atualiza 14442 e remove 8181 pacotes. Uma das principais adições é: o SO agora vem com uma ISO GNOME separada.

Alterações do NixOS 20.09:

  • GCC (GNU Compiler Collection) 9.2.0 atualizado para 9.3.0 e Glibc de 2.30 para 2.31;
  • Biblioteca gráfica do Mesa 19.3.5 atualizada para 20.1.7;
  • Plasma5 => 5.17.5 a 5.18.5;
  • GNOME3 => 3,34 a 3,36. Canela adicionada em 4,6;
  • KDEApplications => 19.12.3 a 20.08.1;
  • Além disso, muitas linguagens de programação como PHP e Python também foram atualizadas.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o NixOS 20.09

A imagem ISO do NixOS 20.09 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile