O projeto NixOS lançou a mais recente versão do seu sistema, o NixOS 19.09. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente que visa melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema. No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.
O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.
Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.
Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais
Novidades do NixOS 19.09
Além de vários pacotes novos e atualizados, esta versão tem os seguintes destaques:
O final do suporte está planejado para o final de abril de 2020, passando para a versão 20.03.
Agora, o PHP padrão é PHP 7.3, atualizado a partir de 7.2. O PHP 7.1 não é mais suportado, porque o upstream não suporta esta versão durante todo o ciclo de vida da versão 19.09.
O módulo binfmt agora é mais fácil de usar. Sistemas complementares podem ser adicionados através do boot.binfmt.emulatedSystems.
O instalador agora usa um usuário nixos menos privilegiado, enquanto antes de fazer login como root. Para obter privilégios de root, use sudo -i sem uma senha.
O Xfce foi atualizado para o Xfce 4.14, que traz um novo módulo services.xserver.desktopManager.xfce4-14. Se você deseja atualizar, mude do módulo services.xserver.desktopManager.xfce, pois ele será descontinuado em uma versão futura.
São incompatibilidades com o atual módulo Xfce; ele não suporta thunarPlugins e não é recomendável usar services.xserver.desktopManager.xfce e services.xserver.desktopManager.xfce4-14 simultaneamente ou fazer o downgrade do Xfce 4.14 após a atualização.
O módulo gerenciador de desktop GNOME 3 possui uma interface para ativar/desativar serviços principais, aplicativos e pacotes opcionais do GNOME, como jogos.
O NixOS 19.09 é fornecido com aprimoramentos do instalador para que possa ser executado com menos privilégios, atualizando para os pacotes do Xfce 4.14 para aqueles que usam essa área de trabalho, melhor tratamento dos diferentes serviços e módulos do GNOME 3, melhor tratamento da impressora, o pacote VLC agora suporta o Google Chromecast, atualizações do systemd, e uma variedade de outras melhorias.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o NixOS 19.09
A imagem ISO do NixOS 19.09 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 373