E foi lançado o Nitrux 3.6 com kernel 6.9 e drivers NVIDIA atualizados, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar essa distribuição.
Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian (sem systemd), adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.
Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.
Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.
Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 3.6.
Novidades do Nitrux 3.6
Dois meses após o lançamento anterior do 3.5, o Nitrux 3.6, codinome “ie (eficiência aprimorada)”, está disponível para download, com foco em melhorias de desempenho e uso eficiente da bateria para usuários de laptop.
O Nitrux 3.6, uma distribuição Linux imutável e sem systemd baseada em Debian, oferece uma variedade de atualizações, incluindo a versão mais recente do kernel Linux, 6.9.12, usando o patchset Liquorix, conhecido por sua capacidade de resposta e estabilidade.
As principais atualizações de software no Nitrux 3.6 incluem:
- Navegador e gráficos: o Firefox foi atualizado para a versão 128.0.4. O NVIDIA Linux Display Driver e a MESA 3D Graphics Library foram atualizados para as versões 560.28.03 e 24.1.3, respectivamente.
- Melhorias de driver e firmware: a distribuição agora inclui o firmware mais recente para AMDGPU e dividiu seus drivers de hardware em dois pacotes separados para impressoras e drivers de servidor X, simplificando a manutenção.
- Configurações de desktop e sistema: atualizações no instalador Calamares garantem melhor configuração, enquanto as configurações de desktop foram otimizadas para melhorar o desempenho do laptop tanto na bateria quanto quando conectado.
- Ferramentas de segurança e manutenção: a introdução do AppArmor 4.0.1 e ajustes no rootfs do Debian visam aumentar a segurança e a eficiência do sistema.
Além das atualizações, o Nitrux 3.6 introduziu uma ferramenta de overclocking NVIDIA baseada em Rust, adaptada para X11 e Wayland, aprimorando jogos e aplicativos gráficos intensivos.
Além disso, o novo pacote “multipath-tools” ajuda a gerenciar mapas de dispositivos de disco de forma mais eficaz, e um utilitário de monitoramento foi adicionado para manter o ambiente Plasma Desktop estável e responsivo.
Por fim, vários componentes foram removidos para simplificar o sistema operacional Nitrux 3.6, incluindo utilitários de sistema de arquivos EXT desatualizados e um widget Plasma que se tornou propenso a causar travamentos.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 3.6
Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.
Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes Plasma Discover.
Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão atual do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.
Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux