E foi lançado o Nitrux 3.5 com atualizações importantes, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar essa distribuição.
Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian (sem systemd), adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.
Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.
Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.
Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 3.5.
Novidades do Nitrux 3.5
Dois meses após a versão 3.4 anterior, alimentada pelo kernel Liquorix 6.8.12, o Nitrux 3.5, codinome “cx”, está finalmente aqui, trazendo uma série de atualizações e novos recursos que visam aumentar o desempenho, aprimorar a segurança, e melhorar a experiência geral do usuário.
Os principais componentes da distribuição do Nitrux 3.5 passaram por atualizações significativas, sendo os principais:
- O Firefox foi atualizado para a versão 126.0.1, garantindo que os usuários tenham acesso aos recursos de navegação e atualizações de segurança mais recentes.
- O ambiente de desktop KDE Plasma está agora na versão 5.27.11, e os KDE Frameworks também foram atualizados para a versão 5.115.0, fornecendo uma interface de usuário mais estável e responsiva.
- O driver de vídeo NVIDIA Linux x64 avançou para a versão 555.42.02, que oferece suporte a melhor desempenho e estabilidade gráfica.
- O driver de código aberto da AMD para Vulkan foi atualizado para a versão 2024.Q2.1.
Se você está curioso para saber por que o Nitrux está usando o Plasma 5.27 em vez de migrar para a versão 6, aqui está o motivo: ainda este ano, a distro planeja fazer a transição completa para o uso do Maui Shell como seu único ambiente de desktop.
Até que essa mudança ocorra, a Nitrux continuará a fornecer exclusivamente o ambiente de desktop Plasma 5.27, sem planos de integração da versão 6.
A nova versão traz atualizações para o pacote “linux-firmware”, incluindo suporte para vários hardwares, desde chips Bluetooth em dispositivos Airoha até aceleradores QuickAssist Technology da Intel e firmware MediaTek SoC.
A equipe Nitrux também introduziu diversas modificações destinadas a reforçar a segurança e aumentar a eficiência do sistema:
- O manuseio da memória foi otimizado para reduzir a sobrecarga e melhorar a capacidade de resposta.
- Medidas de segurança, como preencher páginas de memória liberadas com zeros e randomização aprimorada de compensações de pilha do kernel, foram implementadas para impedir possíveis vazamentos de dados e ataques.
- As configurações do Sysctl foram ajustadas para proteger o compilador JIT do Berkeley Packet Filter (BPF) contra ataques.
A forte impressão da nova versão é a inclusão de “xpadneo” e “xone”, drivers Linux avançados para controladores de Xbox, que melhoram a experiência de jogo na plataforma.
Otimizações adicionais para jogos incluem a ativação de Transparent Hugepages (THP) e a redução da fragmentação de páginas de memória, o que é especialmente benéfico para cargas de trabalho de jogos.
A introdução de um novo nível de execução “assíncrono” na configuração do OpenRC (Nitrux é uma distribuição sem systemd) visa acelerar o tempo de inicialização, adiando a inicialização de serviços não essenciais.
Além disso, foi adicionado um novo script de serviço para gerenciar o servidor NTPSec NTP, melhorando a sincronização de horário.
Por último, o Nitrux 3.5 agora inclui vários aplicativos Maui como AppImages, como Bonsai, Buho e Pix, aumentando a versatilidade do software disponível. O NX Software Center também recebeu atualizações, corrigindo problemas anteriores de manuseio e instalação do AppImage.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 3.5
Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.
Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes Plasma Discover.
Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão atual do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.
Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux