E foi lançado o Nitrux 3.2 com Aesthetic FHS, Kernel 6.6 LTS, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar essa distro.
Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian (sem systemd), adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.
Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.
Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.
Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 3.2.
Novidades do Nitrux 3.2
Alimentado pelo melhor e mais recente kernel Linux 6.6 LTS no sabor usual do Liquorix para capacidade de resposta descomprometida, o Nitrux 3.2 está aqui para apresentar um novo recurso chamado Aesthetic FHS, que é um novo padrão de hierarquia de sistema de arquivos em uma tentativa de tornar o Linux FHS (Filesystem Hierarchy Standard) no diretório raiz mais legíveis por humanos.
Dito isso, uma versão futura substituirá inteiramente o Linux FHS pelo Aesthetic FHS.
Uri Herrera explicou que:
“Dados os desafios de criação da estrutura de diretórios proposta, esta implementação inicial concentra-se apenas na organização dos diretórios Linux FHS existentes e seus conteúdos, portanto, apenas na parte estética da proposta inicial, daí o nome.”
Para fazer o Nitrux funcionar melhor com sistemas mais modernos, esta versão também apresenta binários de bootloader assinados para fornecer aos usuários compatibilidade com inicialização segura ao inicializar a imagem ISO.
No entanto, embora a compatibilidade exista, ela não funcionará com o kernel padrão do Nitrux com sabor Liquorix, então os usuários devem instalar outros kernels compatíveis com o Secure Boot em um contêiner, como o kernel oficial do Debian.
Como este é um novo instantâneo ISO destinado apenas para fins de instalação, o Nitrux 3.2 atualiza o instalador Calamares com uma verificação de qualidade de senha de usuário nova e mais rigorosa usando a biblioteca libpwquality, suporte para usar LUKS1 como substituto ao criptografar partições se LUKS2 falhar, também como mitigações para a vulnerabilidade CVE-2019-13179 em criptografias LUKS.
O Nitrux 3.2 atualiza vários componentes para tornar a distribuição mais compatível com o hardware mais recente, como os pacotes linux-firmware e intel-microcode.
Ele também inclui o servidor de áudio/vídeo PipeWire 1.0 lançado recentemente e o gerenciador de políticas e sessões WirePlumber 0.4.16, o navegador Mozilla Firefox 120, o driver gráfico NVIDIA 545.29.06 e daemons adicionais para executar Nitrux no Hyper-V.
É claro que alguns dos softwares KDE mais recentes também foram incluídos nesta versão, nomeadamente o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9 LTS e o pacote de software KDE Gear 23.08.3. Infelizmente, o pacote de software KDE Frameworks é mantido na versão 5.111 nesta versão devido ao néon upstream do KDE ainda não o incluir em sua edição User.
Por fim, vários bugs e problemas relatados pelos usuários foram corrigidos.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 3.2
Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.
Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes Plasma Discover.
Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão atual do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.
Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux