E foi lançado o Nitrux 3.1 com KDE Plasma 5.27.9 e atualizador renovado, e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar essa distro.
Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian (sem systemd), adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.
Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.
Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.
Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 3.1.
Novidades do Nitrux 3.1
O Nitrux 3.1 está aqui principalmente como uma mídia de instalação atualizada para quem deseja instalar a distribuição em um novo computador ou para usuários existentes que desejam reinstalá-la.
Como tal, inclui apenas componentes atualizados, como o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9 mais recente, acompanhado pelo KDE Frameworks 5.111 e KDE Gear 23.08.2.
Por se tratar de uma nova mídia de instalação, obviamente traz drivers atualizados, como aqueles para chipsets Amlogic Bluetooth, adaptadores Intel Wireless Wi-Fi Link, placas USB-DUX e vários dispositivos Qualcomm, os drivers gráficos NVIDIA 545.29.02 e AMDVLK 2023.Q4.1 mais recentes, pilha gráfica Mesa 23.2.1 e a atualização mais recente do microcódigo AMD para processadores AMD.
O Nitrux 3.1 também vem com um utilitário Nitrux Updater renovado para tornar as atualizações de versões anteriores mais fáceis.
A versão mais recente do utilitário Nitrux Update Tool System melhora a confiabilidade da instalação pós-atualização graças à implementação de um novo mecanismo de autoatualização.
O utilitário de atualização do Nitrux também ganhou operação de resgate aprimorada, lógica aprimorada ao criar a partição de backup, suporte aprimorado para GNOME Boxes ao virtualizar o Nitrux, mensagens de status aprimoradas, capacidade de alternar entre vários ramos do utilitário, bem como outras mudanças documentadas aqui.
Nos bastidores, o Nitrux 3.1 é alimentado por um kernel Linux 6.4.15 com sabor de Liquorix. Os desenvolvedores não conseguiram oferecer o kernel Linux 6.5 Liquorix mais recente devido a um problema com o script de gancho initramfs-tools do overlayroot.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 3.1
Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.
Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes Plasma Discover.
Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão atual do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.
Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux