E foi lançado o Nitrux 2.9 com nova ferramenta de atualização, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar essa distro.
Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian (sem systemd), adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.
Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.
Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.
Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 2.9.
Novidades do Nitrux 2.9
Os destaques do Nitrux 2.9 incluem o novíssimo Nitrux Update Tool System (porcas) para finalmente tornar mais fácil atualizar e reverter suas instalações, o software KDE mais recente, incluindo KDE Plasma 5.27.6 LTS, KDE Frameworks 5.107 e KDE Gear 23.04. 2, bem como o kernel Linux 6.3.9-Liquorix.
O Nitrux 2.9 também vem com regras extras de firewall para permitir o emparelhamento do aplicativo móvel KDE Connect com sua área de trabalho Nitrux por padrão, habilita o multipath NVMe para todas as novas instalações por padrão e adiciona vários novos módulos e melhora o suporte para aplicativos GTK para a entrada Fcitx5 estrutura do método.
Além disso, várias novas ferramentas também estão presentes nesta versão, nomeadamente o dbab, um utilitário de bloqueio de anúncios baseado em DNSmasq usando Pixelserv, módulos de método de entrada Maliit GTK+ 2 e GTK+ 3, Mozc Setup GUI, Input Method Configuration, Plasma Firewall, Zap AppImage CLI manager , Plasma Gamemode, Zero Install, HPLIP e Flatpak Permissions Management KCM para KDE Plasma.
Entre outras mudanças importantes, o Nitrux 2.9 apresenta uma entrada de menu de aplicativos para instalar o Heroic Games Launcher, adiciona suporte para o plug-in OpenConnect VPN para NetworkManager e implementa ferramentas kexec para permitir que você inicialize um kernel Linux a partir do contexto de um kernel em execução.
Para completar, muitos componentes foram atualizados para fornecer aos usuários suporte de hardware de alto nível. Isso inclui o driver gráfico NVIDIA 535.54.03 mais recente, pilha de gráficos MESA 23.2-git, AMD Open Source Driver for Vulkan (AMDVLK) 2023.Q2.3, Distrobox 1.5.0, MauiKit 3.0.0, OpenRC 0.47.1 e Intel Firmware SOF 2.2.5.
Além disso, o Nitrux 2.9 vem com um pacote linux-firmware atualizado que inclui novos arquivos de firmware para amdgpu, ath11k, brcm, cirrus, cxgb4, i915, intel/avs, iwlwifi, rtl_bt, rtlwifi, rtw89 e muitos outros drivers .
Por fim, vários problemas e aborrecimentos relatados por usuários de versões anteriores foram resolvidos para tornar o Nitrux mais estável e confiável.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 2.9
Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.
Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes Plasma Discover.
Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão atual do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.
Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux