E foi lançado o Nitrux 2.9.1 com Kernel 6.4 Liquorix, e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar essa distro.
Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian (sem systemd), adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.
Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.
Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.
Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 2.9.1.
Novidades do Nitrux 2.9.1
Mesmo que o número da versão pareça um pequeno lançamento pontual para o lançamento do Nitrux 2.9 do mês passado, o Nitrux 2.9.1 obteve um grande aumento do kernel do Linux 6.3, que chegou ao fim da vida útil em 11 de julho de 2023, para o kernel Linux 6.4 mais recente Series.
O Nitrux 2.9.1 vem com um kernel Linux 6.4.8 com sabor de Liquorix.
Além disso, esta versão vem com o software KDE mais recente, incluindo o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.7 LTS, bem como os pacotes de software KDE Frameworks 5.108 e KDE Gear 23.04.3, todos construídos com base no Qt 5.15.5 LTS estrutura de aplicativo de código aberto.
Várias novas ferramentas chegaram a esta versão, incluindo o utilitário Kernel Boot (kboot) para ajudá-lo a carregar outros kernels em tempo real, Hardware Probe Tool para sondar hardware, VMetal para executar Windows junto com Nitrux e fuse-overlayfs como uma implementação de sobreposição+shiftfs no FUSE para contêineres sem raiz.
O Nitrux 2.9.1 também é fornecido com o mecanismo de tema baseado em SVG Kvantum Manager para Qt4/Qt5 e KDE, os populares utilitários de particionamento fdisk, cfdisk e sfdisk, cliente/servidor de banco de dados MariaDB, o utilitário Toolbox para gerenciamento de contêineres e slirp4netns para gerenciamento de usuários -mode networking para namespaces de rede sem privilégios.
Como esperado, vários componentes foram atualizados para fornecer aos usuários suporte de hardware de alto nível e os aplicativos mais recentes.
Isso inclui o driver gráfico proprietário NVIDIA 535.86.05 mais recente, pilha de gráficos MESA 23.3-git, um microcódigo AMD atualizado com um patch para a vulnerabilidade “Zenbleed” para processadores AMD Zen2, OpenRC 0.48.0, firmware Intel SOF 2.2.6 e Navegador Mozilla Firefox 116.
Por último, mas não menos importante, o Nitrux 2.9.1 oferece suporte para fornecer compactação e descompactação de alguns formatos de arquivo usados pelo Microsoft Windows, como SZDD, HLP, KWAJ, CAB, CHM, LIT, WIM e LZX.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 2.9.1
Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.
Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes Plasma Discover.
Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão atual do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.
Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux