Nitrux 2.8 lançado com suporte para aplicativos Android, e mais

E foi lançado o Nitrux 2.8 com suporte para aplicativos Android, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar essa distro.

Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian (sem systemd), adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.

Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.

Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.

Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 2.8.

Novidades do Nitrux 2.8

Nitrux 2.8 lançado com suporte para aplicativos Android, e mais

Alimentado pela série de kernel Linux 6.2 da Liquorix com zswap ativado por padrão, o Nitrux 2.8 vem com os mais recentes ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.4 LTS, que é acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.105 e KDE Gear 23.04.

Em outras palavras, quer usar o sistema estará obtendo a melhor experiência de desktop Plasma até hoje!

Uma grande mudança no Nitrux 2.8 é a inclusão do WayDroid por padrão, uma abordagem baseada em contêiner para inicializar um sistema Android completo em um sistema GNU/Linux regular.

Isso significa que agora você poderá instalar e usar aplicativos Android em seu computador com Nitrux.

Além disso, esta versão traz suporte para compartilhamentos NFS, suporte para tablets e dispositivos 2 em 1 com tela sensível ao toque graças à adição do teclado Maliit, suporte para os idiomas árabe e bengali, bem como OpenRC e ZSH atualizados configurações.

Também incluído no Nitrux 2.8 está a ferramenta fscrypt userland para gerenciar a criptografia do sistema de arquivos nativo do Linux e suporte para o sistema de arquivos F2FS, que agora é usado por padrão para as partições /home e /var/lib em vez de XFS, que continua a ser usado para a partição /root.

Além disso, agora há um layout de partição atualizado no instalador do Calamares para refletir essas alterações e acomodar melhor os aplicativos em área restrita, como AppImage e Flatpak.

Fora isso, a nova versão do Nitrux ajusta as configurações do Sysctl com um arquivo personalizado e adiciona prelink para um pequeno incremento no desempenho, aumenta o número máximo de arquivos abertos ou descritores de arquivo (FD) fornecendo um arquivo personalizado, adiciona Mozc (usando Fcitx5) para usuários japoneses, atualiza a pilha de gráficos Mesa para a versão 23.2-git, atualiza o driver AMD Vulkan para a versão 2023.Q2.1 e atualiza o pacote dmcrypt-openrc.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Nitrux 2.8

Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.

Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes Plasma Discover.

Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão 2.8 do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.

Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile