E foi lançado o Nitrux 1.4 com suporte ao kernel 5.12 e KDE Plasma 5.21.4. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian, adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.
Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.
Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.
Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 1.4.
Novidades do Nitrux 1.4
O Nitrux 1.4 está usando o ambiente de desktop KDE Plasma 5.21.4, junto com os pacotes de software KDE Gear 21.04 e KDE Frameworks 5.81 mais recentes.
A sessão KDE Plasma incluída vem com temas atualizados de Plasma e SDDM, pacotes de aparência e comportamento e esquemas de cores para a melhor experiência de Plasma pronta para usar.
Nitrux 1.4 traz suporte para a série de kernel Linux 5.12 lançada recentemente, caso você queira instalar a distribuição baseada em Debian em um hardware mais recente que não é totalmente suportado pelo kernel Linux 5.10 LTS padrão.
Isso torna o Nitrux uma das primeiras distros a oferecer suporte ao kernel Linux 5.12, que pode ser facilmente instalado sobre ou junto com o kernel padrão executando o comando sudo apt install linux-image-mainline-current
em um emulador de terminal.
Também incluído neste lançamento está o mais recente navegador Mozilla Firefox 88, o pacote de escritório LibreOffice 7.1.2, bem como um novo aplicativo Maui chamado Communicator, que atua como um organizador de contatos.
Infelizmente, o aplicativo KDE Partition Manager foi removido da seleção padrão de aplicativos, mas você pode instalá-lo a partir dos repositórios.
Entre outras mudanças, o Nitrux 1.4 melhora os botões Desligar e Reiniciar, corrige a margem das dicas de ferramentas dos widgets quebrados, adiciona suporte para instalação da distribuição com o usuário “nitrux” da imagem live e substitui o comando getty pelo agetty para gerenciamento de terminais virtuais.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 1.4
Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.
Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão 1.4 do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux