Nitrux 1.3.3 lançado com o KDE Plasma 5.19.5 e imagem ISO menor

E foi lançado o Nitrux 1.3.3 com o KDE Plasma 5.19.5 e imagem ISO menor e outras atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.

Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.

Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.

Agora, Uri Herrera anunciou o lançamento do Nitrux 1.3.3, o terceiro lançamento da série Nitrux 1.3, baseada nas mais recentes tecnologias KDE e Ubuntu.

Novidades do Nitrux 1.3.3

Nitrux 1.3.3 lançado com o KDE Plasma 5.19.5 e imagem ISO menor
Nitrux 1.3.3 lançado com o KDE Plasma 5.19.5 e imagem ISO menor

O Nitrux 1.3.3 chega exatamente um mês após o Nitrux 1.3.2, que abandonou o systemd em favor do sistema de inicialização OpenRC.

Esta versão traz as atualizações usuais, começando com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.19.5 mais recente e continuando com os pacotes de software KDE Frameworks 5.74 e KDE Applications 20.08.1, construídos com base no Qt 5.15.

Entre outros componentes atualizados incluídos na atualização do Nitrux 1.3.3, há o navegador Mozilla Firefox 81, o pacote de escritório LibreOffice 7.0.1, editor de gráficos vetoriais Inkscape 1.0.1, editor de imagem GIMP 2.10.20, editor de vídeo Kdenlive 20.08.1, Estação de trabalho de áudio digital LMMS 1.2.2 e appimage-manager 0.1.2.

Além das atualizações usuais, a equipe de desenvolvimento do Nitrux reduziu o tamanho do arquivo ISO em 1 GB, de 3,1 GB para 2,1 GB, o que ajudará aqueles com largura de banda de Internet limitada a baixar a imagem mais rápido e removeu o driver de vídeo proprietário da Nvidia de a imagem ISO devido a um problema com os laptops Optimus.

Se você quiser usar o driver de vídeo proprietário da Nvidia, você terá que executar os comandos sudo apt install -yy nvidia-driver-450 nvidia-settings nvidia-prime e sudo apt install -yy --reinstall nx-desktop-settings-legacy em um emulador de terminal após a instalação.

“O primeiro comando instalará o driver, o programa de configuração do driver e o comando PRIME, o segundo adicionará nossa configuração do driver Nvidia para X11”, explica o desenvolvedor Uri Herrera nas notas de lançamento.

Também foi removido deste lançamento o navegador da web de linha de comandos w3m, que foi substituído por links2.

Além disso, os desenvolvedores atualizaram a aparência do OSD do Plasma e solucionaram um problema com os aplicativos Applmage para se integrar automaticamente ao menu de aplicativos quando são baixados para um diretório gerenciado.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Nitrux 1.3.3

A imagem ISO do Nitrux 1.3.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 346

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.