E foi lançado o Nitrux 1.3.2 com suporte ao Wayland e Systemd no lugar do OpenRC e outras atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.
Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.
Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.
Agora, Uri Herrera anunciou o lançamento do Nitrux 1.3.2, uma nova versão de sua distribuição voltada para desktop e baseada no Ubuntu, com os mais recentes aplicativos e desktop KDE Plasma.
Novidades do Nitrux 1.3.2
O ciclo de lançamento mensal do Nitrux continua hoje com o Nitrux 1.3.2, que vem exatamente um mês após o Nitrux 1.3.1 para atualizar vários componentes principais e aplicativos padrão para suas versões mais recentes.
Entre eles, está o kernel Linux 5.6.0-1021 do Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), ambiente de desktop KDE Plasma 5.19.4, KDE Frameworks 5.74.0, KDE Applications 20.11.70, Nvidia 450.66, LibreOffice 7.0.1 e Mozilla Firefox 80.
No entanto, a maior mudança no Nitrux 1.3.2 está nos bastidores, já que a distro não é mais distribuída com o systemd como sistema de inicialização padrão. Em seu lugar, o sistema init baseado em dependência OpenRC agora é usado por padrão.
E, como você pode imaginar, isso afetará os usuários existentes que têm o Nitrux instalado em seus computadores pessoais, pois não é possível substituir o sistema init com segurança.
Portanto, os desenvolvedores do Nitrux recomendam fortemente que você reinstale o sistema operacional.
Nas palavras de Uri Herrera:
“Os usuários com instalações existentes continuarão a receber atualizações. No entanto, queremos enfatizar que recomendamos fortemente que você reinstale a distribuição devido a essa mudança fundamental no sistema operacional, após realizar um backup com o Kup.”
No entanto, você deve ter em mente que essa grande mudança afetará algumas coisas. Por exemplo, programas que dependem do systemd não serão instaláveis, como aplicativos Snap.
Outra novidade neste lançamento é uma sessão opcional do Wayland chamada “Plasma (Wayland)”, que você pode acessar na tela de login. Os desenvolvedores do Nitrux planejam mudar para o Wayland no futuro, então dê seu feedback se você testar a sessão do Wayland.
Além disso, o Nitrux 1.3.2 vem com o aplicativo NitroShare que permite compartilhar arquivos na mesma rede, o utilitário de linha de comando tree para ajudá-lo a listar recursivamente o conteúdo de um diretório em formato de árvore, um instalador Calamares aprimorado e Docker para quem deseja construir AppImages.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nitrux 1.3.2
A imagem ISO do Nitrux 1.3.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Se você planeja reinstalar apenas para usar o OpenRC, lembre-se de fazer um backup de seus arquivos mais importantes.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux