E foi lançado o Niri 0.1.9 com mudanças, novos recursos e melhorias, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização.
Niri é um novo compositor Wayland com rolagem, fortemente inspirado na extensão PaperWM do GNOME.
Nele, as janelas estão dispostas em colunas em uma faixa infinita voltada para a direita. Abrir uma nova janela nunca faz com que as janelas existentes sejam redimensionadas.
Cada monitor possui sua própria faixa de janela separada. A janela nunca pode “transbordar” para um monitor adjacente.
Os espaços de trabalho são dinâmicos e organizados verticalmente. Cada monitor possui um conjunto independente de áreas de trabalho e sempre há uma área de trabalho vazia presente em todo o caminho.
A organização do espaço de trabalho é preservada ao desconectar e conectar monitores onde fizer sentido. Quando um monitor é desconectado, seus espaços de trabalho serão movidos para outro monitor, mas após a reconexão eles voltarão para o monitor original.
Agora, o projeto lançou o Niri 0.1.9.
Novidades do Niri 0.1.9
Niri 0.1.9 traz toneladas de mudanças, novos recursos e melhorias.
Antes de mergulhar nos novos recursos, é importante mencionar que o Niri agora requer libdisplay-info. Portanto, se você planeja usá-lo, certifique-se de ter essa dependência instalada para aproveitar os aprimoramentos mais recentes.
Nesta versão, a Niri introduz um fluxo de eventos em seu IPC que permite que você ouça continuamente eventos do compositor, como alterações de espaço de trabalho ou janela.
Como resultado, os aplicativos da barra de tarefas agora podem criar widgets precisos e eficientes, adaptados para a Niri.
Além disso, os módulos da Niri para espaços de trabalho, janelas focadas e layout de teclado foram implementados no Waybar, uma barra de status Wayland altamente personalizável, amplamente popular entre os usuários do gerenciador de janelas de mosaico, disponível em sua nova versão 0.11.0.
Outra novidade nesta atualização é que as janelas e espaços de trabalho do IPC agora têm IDs exclusivos para melhorar o gerenciamento de janelas e espaços de trabalho.
Esses IDs permitem que todas as ações individuais de janelas e espaços de trabalho tenham como alvo itens específicos. Por exemplo, você pode listar todas as janelas com seus IDs usando:
niri msg windows
E executar ações em uma janela específica como:
niri msg action fullscreen-window --id 2
Além disso, há novos comandos, como “niri msg action focus-window –id
” e “niri msg keyboard-layouts
“.
Ouvindo sua comunidade, um feedback comum sobre o layout do Niri foi que as colunas de várias janelas não correspondiam à altura total do monitor.
Os comportamentos de redimensionamento às vezes não eram intuitivos, levando à confusão. Para resolver isso, a distribuição da altura da janela foi reformulada:
- Colunas com duas ou mais janelas agora sempre buscam corresponder à altura do monitor, respeitando os tamanhos mínimos de janelas.
- Redimensionar uma janela redimensionará proporcionalmente as outras janelas na coluna.
- A última janela redimensionada mantém sua altura, permitindo um dimensionamento preciso que não é afetado pela adição de novas janelas ou pela movimentação entre monitores.
Vale a pena notar também que colunas de janela única ainda podem ser redimensionadas livremente, acomodando usos que exigem janelas de tamanho exato até que janelas flutuantes sejam implementadas.
No lado do dimensionamento de janelas, o Niri 0.1.9 agora apresenta uma opção de layout “preset-window-heights” e uma vinculação correspondente “switch-preset-window-height”. Isso funciona de forma semelhante às predefinições de largura de coluna existentes, fornecendo mais flexibilidade no gerenciamento de janelas.
Por padrão, esta função é vinculada ao atalho de teclado “Mod+Shift+R”, alinhando-se com a convenção de que “Shift” modifica as vinculações de redimensionamento para afetar a altura em vez da largura.
Além disso, para garantir que “cada quadro seja perfeito”, o Niri implementou atualizações transacionais para ações comuns, como redimensionar e fechar janelas. Então, ao redimensionar, as janelas dentro da mesma coluna agora se ajustam em uníssono, mantendo larguras consistentes e garantindo que suas alturas somem à altura do monitor.
Ao mesmo tempo, anteriormente, fechar uma janela podia causar cintilação devido ao redimensionamento imediato de outras janelas. Com a nova transação de fechamento, o Niri espera até que outras janelas sejam redimensionadas antes de ocultar a janela fechada, resultando em uma transição mais suave.
Outro recurso marcante na nova versão é uma melhoria feita no VRR. Mais especificamente, o Niri agora suporta VRR sob demanda como uma regra de janela. Esse novo recurso permite que o VRR seja habilitado somente quando janelas específicas estão na tela, como reprodutores de vídeo ou jogos, ajudando a evitar problemas como cintilação do monitor em baixas taxas de atualização.
Para usuários da NVIDIA, um problema que causava cintilação nas GPUs NVIDIA foi resolvido. Anteriormente, os usuários precisavam habilitar o sinalizador de depuração “wait-for-frame-completion-before-queueing” para corrigir isso. Com esta atualização, essas soluções alternativas não são mais necessárias, e as GPUs NVIDIA devem operar suavemente com o Niri pronto para uso.
Mas espere, isso não é tudo. Tem mais. O Niri 0.1.9 traz várias melhorias na experiência do usuário, sendo as mais notáveis:
- O gesto de deslizar horizontal no touchpad não vai mais além da primeira ou última coluna em um espaço de trabalho, proporcionando uma experiência de navegação mais intuitiva.
- O recurso de foco segue o mouse foi refinado para evitar foco não intencional na janela ao alternar entre áreas de trabalho, o que é especialmente benéfico ao usar novos módulos de barra de área de trabalho.
- O Niri agora tentará ler o arquivo de configuração de “ /etc/niri/config.kdl ” se “ ~/.config/niri/config.kdl ” estiver faltando.
- Niri agora faz um esforço mais robusto para ativar monitores, melhorando potencialmente as configurações de vários monitores em vários hardwares.
No lado das correções de bugs, os destaques incluem:
- Problemas resolvidos com “ xdg-desktop-portal-gnome ” ao abrir seletores de arquivos nas janelas do Xwayland.
- Corrigimos falhas relacionadas à retomada de suspensão ou ao monitoramento de eventos de inicialização.
- Problemas de renderização corrigidos na escala do monitor e alterações de transformação.
- Foram resolvidos problemas com a movimentação de colunas entre espaços de trabalho.
Para saber mais sobre essa versão do Niriy, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Niri
Para instalar a versão mais recente do Niri nas principais distribuições Linux, acesse a página wiki de primeiros passos.