E foi lançado o Niri 0.1.5 com suporte para taxa de atualização variável, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização.
Niri é um novo compositor Wayland com rolagem, fortemente inspirado na extensão PaperWM do GNOME.
Nele, as janelas estão dispostas em colunas em uma faixa infinita voltada para a direita. Abrir uma nova janela nunca faz com que as janelas existentes sejam redimensionadas.
Cada monitor possui sua própria faixa de janela separada. A janela nunca pode “transbordar” para um monitor adjacente.
Os espaços de trabalho são dinâmicos e organizados verticalmente. Cada monitor possui um conjunto independente de áreas de trabalho e sempre há uma área de trabalho vazia presente em todo o caminho.
A organização do espaço de trabalho é preservada ao desconectar e conectar monitores onde fizer sentido. Quando um monitor é desconectado, seus espaços de trabalho serão movidos para outro monitor, mas após a reconexão eles voltarão para o monitor original.
Agora, o projeto lançou o Niri 0.1.5.
Novidades do Niri 0.1.5
O foco principal do Niri 0.1.5 é o refinamento de animações. O compositor agora dá vida a muitas ações do usuário, como movimento de janela, redimensionamento e fechamento por meio de animações suaves.
Essas melhorias não apenas tornam a experiência do usuário mais envolvente visualmente, mas também melhoram a funcionalidade do compositor. As animações mantêm a qualidade mesmo durante o bloqueio do screencast.
Para quem prefere um ambiente mais estático, a nova versão permite aos usuários desabilitar ou ajustar animações individuais, com orientação na página wiki do Niri.
Além das melhorias estéticas, o Niri 0.1.5 apresenta “animações de primavera” mais robustas. Eles foram ajustados para fixar valores e durações de forma mais eficaz, garantindo transições mais suaves e evitando transparências indesejadas durante saltos de janela.
Outro desenvolvimento interessante no Niri 0.1.5, ainda em estágio básico, é o suporte para Variable Refresh Rate (VRR), que visa melhorar a suavidade das animações em monitores compatíveis. Os usuários podem ativar esse recurso por meio das configurações de saída.
Do lado técnico, as melhorias no sistema de mensagens Niri incluem novos comandos que aprimoram as verificações de compatibilidade e o tratamento de erros, que são essenciais para desenvolvedores e usuários avançados que dependem de scripts e automação.
Por fim, o Niri 0.1.5 traz vários recursos fáceis de usar e correções de bugs.
Isso inclui o uso de combinações de teclas de geração mesmo quando a sessão está bloqueada, a restauração de posições de visualização anteriores ao cancelar a tela inteira de uma janela e o aprimoramento das interações da tela sensível ao toque, como ocultar o cursor do mouse.
Para saber mais sobre essa versão do Niriy, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Niri
Para instalar a versão mais recente do Niri nas principais distribuições Linux, acesse a página wiki de primeiros passos.