Niri 0.1.10 lançado com movimentação interativa de janelas

E foi lançado o Niri 0.1.10 com movimentação interativa de janelas, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização.

Niri é um novo compositor Wayland com rolagem, fortemente inspirado na extensão PaperWM do GNOME.

Nele, as janelas estão dispostas em colunas em uma faixa infinita voltada para a direita. Abrir uma nova janela nunca faz com que as janelas existentes sejam redimensionadas.

Cada monitor possui sua própria faixa de janela separada. A janela nunca pode “transbordar” para um monitor adjacente.

Os espaços de trabalho são dinâmicos e organizados verticalmente. Cada monitor possui um conjunto independente de áreas de trabalho e sempre há uma área de trabalho vazia presente em todo o caminho.

A organização do espaço de trabalho é preservada ao desconectar e conectar monitores onde fizer sentido. Quando um monitor é desconectado, seus espaços de trabalho serão movidos para outro monitor, mas após a reconexão eles voltarão para o monitor original.

Agora, o projeto lançou o Niri 0.1.10.

Novidades do Niri 0.1.10

Niri 0.1.10 lançado com movimentação interativa de janelas
Niri 0.1.10 lançado com movimentação interativa de janelas

A versão mais recente do Niri, v0.1.10, traz movimentação de janelas, opções de ponteiro, melhorias de entrada e correções para o compositor de blocos roláveis ​​do Wayland.

Embora o suporte total para janelas flutuantes ainda não esteja disponível, o Niri deu um passo significativo em direção a esse objetivo.

Os usuários agora podem mover janelas arrastando-as por meio de suas barras de título ou segurando a tecla modificadora enquanto clicam em qualquer lugar da janela.

Para evitar alterações de layout não intencionais, as janelas “elásticas” ligeiramente antes de se destacarem de sua posição original. Esse recurso também funciona em telas sensíveis ao toque, permitindo tanto o movimento da janela quanto o redimensionamento com gestos de toque.

Além disso, o Niri 0.1.10 suporta a solicitação de dica de localização do ponteiro, particularmente útil para aplicativos como o Blender.

Isso permite que o compositor sincronize sua localização do ponteiro com a posição final solicitada pelo aplicativo, melhorando a compatibilidade e a experiência do usuário.

A atualização também introduziu novos comandos para abrir/fechar a tampa do laptop e alternar o modo tablet. Eles podem acionar ações específicas, como habilitar automaticamente um teclado na tela quando um laptop conversível entra no modo tablet.

Os monitores internos do laptop podem ser desabilitados automaticamente quando a tampa é fechada, e os espaços de trabalho mudam para monitores externos. Se necessário, os usuários podem substituir esse comportamento usando um novo sinalizador de depuração.

O Niri 0.1.10 também adiciona novas opções de ocultação do cursor. Isso significa que agora você pode ocultar o ponteiro enquanto digita ou após um certo período de inatividade.

Além disso, foram feitas melhorias para garantir que o ponteiro reapareça ao pressionar o botão do mouse, mas permaneça oculto para movimentos programáticos ou controlados pelo teclado.

A configuração de entrada do Niri passou por várias atualizações. Adições notáveis ​​incluem uma nova seção de configuração do trackball, configurações para botões de rolagem e ajustes do fator de rolagem para ajustar a velocidade de rolagem.

As outras melhorias notáveis ​​que também valem a pena mencionar incluem:

  • A entrada do tablet não segue mais automaticamente a rotação do monitor, garantindo que os laptops conversíveis funcionem perfeitamente.
  • O portal GTK Access foi definido explicitamente, melhorando a compatibilidade para aplicativos que exigem acesso à webcam ou ao microfone.
  • O Niri agora preserva o estado do espaço de trabalho ativo em desconexões e reconexões do monitor, garantindo uma experiência de usuário mais suave.
  • Foi adicionado suporte para executar o Niri como um serviço dinit.

Por fim, várias correções de bugs também foram incluídas, abordando problemas como saltos de animação, vazamentos de memória e congelamento ocasional de aplicativos, além de melhorar a estabilidade dos clientes da tela de bloqueio e o manuseio do monitor.

Para saber mais sobre essa versão do Niriy, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Niri

Para instalar a versão mais recente do Niri nas principais distribuições Linux, acesse a página wiki de primeiros passos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.