NetworkManager 1.50 lançado com melhorias e novos recursos

E foi lançado o NetworkManager 1.50 com melhorias e novos recursos, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse utilitário.

NetworkManager é um utilitário de software para simplificar o uso de redes de computadores no Linux e em outros sistemas operacionais baseados em Unix.

Esse utilitário adota uma abordagem oportunista para a seleção de rede, tentando usar a melhor conexão disponível quando ocorrem interrupções ou quando o usuário se move entre redes sem fio.

Prefere conexões Ethernet através de redes sem fio “conhecidas”. O usuário é solicitado a fornecer senhas WEP ou WPA, conforme necessário.
 
O NetworkManager possui dois componentes:

  • Um serviço que gerencia conexões e altera relatórios na rede.
  • Um aplicativo de desktop gráfico que permite ao usuário manipular conexões de rede. O miniaplicativo nmcli fornece funcionalidade semelhante na linha de comando.

Por outro lado, os plugins para suportar VPN, OpenConnect, PPTP, OpenVPN e OpenSWAN são desenvolvidos como parte de seus próprios ciclos de desenvolvimento.

Agora, o NetworkManager, o popular gerenciador de conexões de rede usado pela maioria das distribuições GNU/Linux modernas, foi atualizado para a versão 1.46, a mais nova série estável que traz novos recursos e aprimoramentos.

Novidades do NetworkManager 1.50

NetworkManager 1.50 lançado com melhorias e novos recursos
NetworkManager 1.50 lançado com melhorias e novos recursos

O NetworkManager 1.50, um gerenciador de conexão de rede de código aberto para distribuições baseadas em Linux, agora está disponível com várias melhorias e novos recursos.

O NetworkManager 1.50 está aqui quatro meses após o NetworkManager 1.48 e apresenta suporte para correspondência de uma interface de sistema OVS por endereço MAC, a capacidade de especificar uma interface OVS de sistema por endereço MAC, suporte para vários gateways para uma única rede e suporte para configuração da largura do canal no modo AP para Wi-Fi.

Ele também adiciona suporte para configurar interfaces veth na interface de linha de comando nmtui, uma opção de tempo limite para verificação de conectividade, suporte para reaplicar as VLANs em portas de ponte, a capacidade de tentar novamente a resolução do nome do host quando falhar e suporte para usar sysctl ipv6.conf.default para ip6-privacy.

Ao procurar o nome do host do sistema a partir da pesquisa reversa de DNS de endereços configurados em interfaces, o NetworkManager 1.50 leva em consideração o conteúdo de /etc/hosts.

O NetworkManager 1.50 também aborda uma falha causada por pacotes LLDP malformados se o log de depuração estiver habilitado e não gravar mais termos ofensivos em arquivos de chave.

Por último, mas não menos importante, o NetworkManager 1.50 descontinua o suporte para “dhclient”. Isso não será mais criado a menos que seja explicitamente habilitado e será removido em uma versão futura.

Os desenvolvedores recomendam usar o cliente DHCP interno, que tem sido o padrão desde o NetworkManager 1.20 ou NetworkManager 1.12 quando criado com Meson.

Para saber mais sobre essa versão do NetworkManager, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o NetworkManager

Se você deseja obter esta versão, deve copilar o NetworkManager a partir do seu código-fonte.

Se compilar software a partir de fontes não é sua praia, você terá que esperar a nova versão do NetworkManager chegar aos repositórios estáveis da sua distro.

No caso do Ubuntu e derivados, se você quiser, é aguardar a disponibilização da nova atualização nos canais oficiais, você pode verificar se a atualização já está disponível neste endereço.

No momento em que isso acontece, você pode atualizar sua lista de pacotes e repositórios em seu sistema (Debian, Ubuntu e derivados) com a ajuda dos seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt upgrade -y
sudo apt install network-manager -y
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.