E foi lançado o NetworkManager 1.48 com novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse utilitário.
NetworkManager é um utilitário de software para simplificar o uso de redes de computadores no Linux e em outros sistemas operacionais baseados em Unix.
Esse utilitário adota uma abordagem oportunista para a seleção de rede, tentando usar a melhor conexão disponível quando ocorrem interrupções ou quando o usuário se move entre redes sem fio.
Prefere conexões Ethernet através de redes sem fio “conhecidas”. O usuário é solicitado a fornecer senhas WEP ou WPA, conforme necessário.
O NetworkManager possui dois componentes:
- Um serviço que gerencia conexões e altera relatórios na rede.
- Um aplicativo de desktop gráfico que permite ao usuário manipular conexões de rede. O miniaplicativo nmcli fornece funcionalidade semelhante na linha de comando.
Por outro lado, os plugins para suportar VPN, OpenConnect, PPTP, OpenVPN e OpenSWAN são desenvolvidos como parte de seus próprios ciclos de desenvolvimento.
Agora, o NetworkManager, o popular gerenciador de conexões de rede usado pela maioria das distribuições GNU/Linux modernas, foi atualizado para a versão 1.48, a mais nova série estável que traz novos recursos e aprimoramentos.
Novidades do NetworkManager 1.48
O NetworkManager 1.48 chegou mais de três meses após o NetworkManager 1.46 e apresenta novos recursos, como a capacidade de permitir SLAAC IPv6 e atribuição de servidor DNS IPv6 estático para banda larga de modem quando o endereço do dispositivo IPv6 não é explicitamente transmitido pelo ModemManager.
Ele também adiciona suporte para alterar as cifras OpenSSL para autenticação 802.1X por meio da propriedade de conexão 802-1x.openssl-ciphers, melhora a detecção de recursos de banda de 6 GHz para dispositivos Wi-Fi e restaura adequadamente os perfis de conexão na memória durante a reversão de um posto de controle.
A partir desta versão, o NetworkManager agora define corretamente a propriedade “StateReason” do objeto D-Bus “Device” quando um dispositivo não é gerenciado. A propriedade pode ser vista na interface CLI do NetworkManager usando o comando nmcli -f all device show $DEV.
Entre outras mudanças dignas de nota, o NetworkManager 1.48 corrige um problema de desempenho que levava a 100% de uso da CPU se programas externos estivessem fazendo uma grande quantidade de atualizações de rotas e substitui a propriedade mac-address-blacklist para 802-11-wireless e 802-11-wired por a propriedade mac-address-denylist.
Por último, mas não menos importante, esta versão descontinua a construção com GNU Autotools. Os desenvolvedores recomendam usar o Meson para construir o NetworkManager.
Se você ainda deseja construí-lo com GNU Autotools, você pode especificar o argumento --disable-autotools-deprecation
ao configurar.
Para saber mais sobre essa versão do NetworkManager, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o NetworkManager
Se você deseja obter esta versão, deve copilar o NetworkManager a partir do seu código-fonte.
Se compilar software a partir de fontes não é sua praia, você terá que esperar a nova versão do NetworkManager chegar aos repositórios estáveis da sua distro.
No caso do Ubuntu e derivados, se você quiser, é aguardar a disponibilização da nova atualização nos canais oficiais, você pode verificar se a atualização já está disponível neste endereço.
No momento em que isso acontece, você pode atualizar sua lista de pacotes e repositórios em seu sistema com a ajuda dos seguintes comandos:
sudo apt update
sudo apt upgrade -y
sudo apt install network-manager -y