NetworkManager 1.36 lançado com suporte a modem 5G NR e segurança WPA3 melhorada

E foi lançado o NetworkManager 1.36 com suporte a modem 5G NR e segurança WPA3 melhorada. Confira as novidades e veja como instalar esse utilitário.

NetworkManager é um utilitário de software para simplificar o uso de redes de computadores no Linux e em outros sistemas operacionais baseados em Unix.

Esse utilitário adota uma abordagem oportunista para a seleção de rede, tentando usar a melhor conexão disponível quando ocorrem interrupções ou quando o usuário se move entre redes sem fio.

Prefere conexões Ethernet através de redes sem fio “conhecidas”. O usuário é solicitado a fornecer senhas WEP ou WPA, conforme necessário.
 
O NetworkManager possui dois componentes:

  • Um serviço que gerencia conexões e altera relatórios na rede.
  • Um aplicativo de desktop gráfico que permite ao usuário manipular conexões de rede. O miniaplicativo nmcli fornece funcionalidade semelhante na linha de comando.

Por outro lado, os plugins para suportar VPN, OpenConnect, PPTP, OpenVPN e OpenSWAN são desenvolvidos como parte de seus próprios ciclos de desenvolvimento.

Agora, o NetworkManager, o popular gerenciador de conexões de rede usado pela maioria das distribuições GNU/Linux modernas, foi atualizado para a versão 1.36, a mais nova série estável que traz novos recursos e aprimoramentos.

Novidades do NetworkManager 1.36

NetworkManager 1.36 lançado com suporte a modem 5G NR e segurança WPA3 melhorada

Chegando um pouco mais de um mês após o NetworkManager 1.34, o lançamento do NetworkManager 1.36 está aqui com novos recursos e inúmeras melhorias, começando com suporte aprimorado para segurança de rede Wi-Fi WPA3, habilitando um novo método H2E (hash to element) para gerar o SAE ( Autenticação Simultânea de Igual) elemento de senha.

Os novos recursos incluem suporte para modems 5G NR (New Radio), suporte para o backend IWD (iNet wireless daemon) para Wi-Fi P2P, além de wpa_supplicant.

Os usuários poderão selecionar o back-end Wi-Fi padrão, wpa_supplicant ou IWD, durante o tempo de construção.

Outra novidade no NetworkManager 1.36 é o suporte para tipos de rotas especiais, incluindo blackhole, proibir e “inalcançável, a capacidade de desativar o envelhecimento do MAC em conexões Bridge, suporte para endereços IP configurados manualmente para não expirarem, mesmo que também sejam obtidos dinamicamente, bem como o suporte experimental para iniciar o NetworkManager sem privilégios de usuário root.

Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão melhora drasticamente o manuseio e o desempenho das configurações da Camada 3, torna o manuseio de endereçamento IP e informações de roteamento mais eficiente e consome menos recursos em sistemas com uma grande quantidade de informações de configuração de IP e lida com respostas de servidores DHCP quebrados que enviam endereços duplicados ou opções de máscara.

Além disso, o NetworkManager agora ignora rotas gerenciadas por daemons de roteamento em uma tentativa de resolver um problema de desempenho em roteadores especializados, honra a opção de linha de comando do kernel rd.znet_ifnames em inicializações de rede em sistemas IBM s390 e expõe servidores NTP obtidos via DHCPv6 na API do DBus .

Por último, mas não menos importante, o NetworkManager 1.36 remove o modo “configure-and-quit” e nm-iface-helper, atualiza o código para clientes DHCP e DHCPv6 baseados em systemd do upstream e corrige vários bugs de versões anteriores que podem fazer com que o NetworkManager acidente em raras condições.

Como instalar ou atualizar o NetworkManager

Para quem estiver interessado em obter esta nova versão do NetworkManager 1.34, deve saber que, no momento, não há pacotes criados para o Ubuntu ou derivados. Portanto, se você deseja obter esta versão, deve copilar o NetworkManager 1.34 a partir do seu código-fonte.

Embora seja uma questão de alguns dias para ser incorporado aos repositórios oficiais do Ubuntu para sua atualização imediata.

Portanto, se você quiser, é aguardar a disponibilização da nova atualização nos canais oficiais do Ubuntu, você pode verificar se a atualização já está disponível neste endereço.

No momento em que isso acontece, você pode atualizar sua lista de pacotes e repositórios em seu sistema com a ajuda dos seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt upgrade -y
sudo apt install network-manager -y
Sair da versão mobile