E foi lançado o NetworkManager 1.28 com várias correções e melhorias e mais. Confira as novidade e veja como atualizar esse software.
Numerosas distribuições Linux são fornecidas com o NetworkManager por padrão para permitir que os usuários gerenciem conexões de rede, sejam elas Wi-Fi ou com fio ou VPN.
Agora, o lançamento da nova versão estável da interface para simplificar a configuração dos parâmetros de rede, NetworkManager 1.28.0, foi anunciado.
Esta versão 1.28.0 estava em estágio de desenvolvimento por várias semanas, mas o lançamento foi adiado devido a alguns problemas relacionados ao DNS.
Mas, sem mais delongas, a nova versão está aqui e, como tal, não tem grandes recursos, mas inclui muitas pequenas correções e melhorias.
Novidades do NetworkManager 1.28
Nesta nova versão, podemos descobrir que o modo “rc-manager=auto” foi adicionado e habilitado por padrão, o que determina a presença de “systemd-resolve”, “resolvconf” e “netconfig” no sistema, e seleciona o escolha ideal para a configuração atual (“systemd-resolve” é selecionado primeiro, mas na configuração você pode mudar a prioridade em favor de “resolvconf” ou “netconfig”).
Outra mudança importante está no gerador initrd que permite especificar o endereço MAC para identificar a interface de rede e adiciona suporte para a criação de conexões Infiniband.
Além disso, é mencionado que a interface D-Bus “org.freedesktop.NetworkManager.Device” parou de suportar a propriedade anteriormente obsoleta “Ip4Address”, que agora sempre retorna zero.
Corrigidos problemas de construção do NetworkManager com LTO (Link Time Optimization) habilitado.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- A opção “active_slave” tornou-se obsoleta e seu efeito agora é idêntico ao da opção “principal”.
- Nm-cloud-setup implementa um driver para configuração automática de parâmetros de rede na nuvem Azure.
- Adicionada a configuração ipv4.dhcp-verify-servers, que determina a lista de identificadores de servidor DHCP cujo uso é negado.
- Adicionada propriedade ipv4.dhcp-vendor-class-identifier para enviar valores arbitrários via DHCP para a opção Vendor Class Identifier.
- Adicionado suporte para obter o nome do host por meio das opções FQDN no DHCPv6.
- Se o kernel suportar a configuração de pontes de rede, é fornecido para usar a interface netlink em vez de sysfs.
- DHCPv6-PD aprimorado sobre PPPoE.
- Todo o código C foi reformatado, onde todas as guias são substituídas por espaços e “clang-format” é usado para recuo.
Como atualizar para o NetworkManager
O NetworkManager 1.28 deve estar disponível para download nesse endereço, mas é apenas o código fonte, que precisam ser compilados.
Portanto, recomendo fortemente que você atualize para esta nova versão estável a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux, pois é um componente importante.