E foi lançado o Netrunner 21.01 com base no Debian 10.7 e kernel 5.9. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O Netrunner é uma distribuição baseada no Debian, com uma área de trabalho do KDE altamente personalizada com aplicativos extras, codecs de multimídia, plugins Flash e Java, e uma aparência e sensação únicas.
As modificações foram projetadas para melhorar a facilidade de uso do ambiente de área de trabalho, preservando a liberdade de ajustes.
Agora, a equipe Netrunner anunciou o lançamento do Netrunner 21.01 XOXO, apresentando o ambiente de desktop KDE Plasma e uma base sólida Debian Buster (estável).
Novidades do Netrunner 21.01
Apelidado de “XOXO”, o Netrunner OS 21.01 surge um ano após o Netrunner OS 20.01 “Twenty”, que celebrou o lançamento do 10º aniversário do projeto.
O antigo ambiente de desktop KDE Plasma 5.14.5 é usado nesta versão, acompanhado pelos pacotes de software de código aberto KDE Applications 18.08.0 e KDE Frameworks 5.54, todos compilados com o Qt 5.11.3.
Esta versão também é alimentada por um kernel mais novo, chamado Linux 5.9, que atingiu o fim da vida há dois meses, e traz as atualizações e patches de segurança mais recentes do Debian 10.7 Buster.
O kernel Linux 5.9.15 está incluído no Netrunner OS 21.01, que foi retirado do repositório Debian Buster Backports, que também fornece firmware atualizado para placas Wi-Fi e Ethernet, bem como drivers de impressora aprimorados para suportar hardware mais moderno.
As pilhas de gráficos Mesa 18.3.6 e X.Org Server 1.20.4 também estão incluídas.
Além dos pacotes atualizados, não há muito mais mudanças no Netrunner OS desde a versão 20.01. O sistema manteve sua aparência e caiu, mas você está recebendo um novo papel de parede para refletir o codinome “XOXO”.
Você pode baixar o Netrunner OS 21.01 não diretamente do site oficial ou usando o link de download direto abaixo.
Esta versão vem com um pacote de escritório completo, LibreOffice e muitos outros aplicativos populares, incluindo Firefox ESR, Mozilla Thunderbird, GIMP, Krita, Inkscape, SMPlayer, GMusicbrowser, Pidgin, HandBrake e até mesmo Steam para jogos.
Se você preferir uma instalação mínima, deve aguardar a variante Netrunner Core, que em breve estará disponível para download também nos locais habituais.
O Netrunner OS 21.01 é compatível apenas com sistemas de 64 bits (amd64). Se você estiver executando o Netrunner 20.01 em seu computador pessoal, não precisa baixar a nova versão ISO para receber as novas alterações.
Em vez disso, apenas certifique-se de ter todas as atualizações mais recentes instaladas executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal.
Se você também deseja receber o kernel mais novo incluído nesta versão, você terá que habilitar o repositório Debian Buster Backports do gerenciador de pacotes Synaptic e instalar os pacotes linux-image-amd64 e firmware-linux.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Netrunner 21.01
A imagem ISO do Netrunner 21.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, se você já estiver executando o Netrunner 19.08, não será necessário obter todas as atualizações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux