E foi lançado o Netplan 1 com suporte simultâneo para WPA2 e WPA3. Confira as novidades dessa importante atualização.
Netplan é um utilitário para configurar facilmente a rede em um sistema Linux. Você simplesmente cria uma descrição YAML das interfaces de rede necessárias e o que cada uma deve ser configurada para fazer.
A partir desta descrição o Netplan irá gerar toda a configuração necessária para a ferramenta de renderização escolhida.
Netplan lê configurações de rede /etc/netplan/*.yaml
escritas por administradores, instaladores, instanciações de imagens em nuvem ou outras implantações de sistema operacional.
Durante a inicialização inicial, o Netplan gera arquivos de configuração específicos de back-end /runpara transferir o controle dos dispositivos para um daemon de rede específico.
Agora, após mais de sete anos de desenvolvimento, o utilitário Netplan da Canonical para configurar facilmente a rede em um sistema Linux finalmente amadureceu com a versão 1.0, um grande lançamento que apresenta novos recursos interessantes.
Novidades do Netplan 1
Os destaques do Netplan 1.0 incluem suporte para uso simultâneo de protocolos de segurança WPA2 e WPA3, suporte para uso de senhas PSK e EAP simultaneamente, suporte Mellanox VF-LAG para redes SR-IOV de alto desempenho, bem como novas configurações de aprendizagem hairpin e port-mac. para túneis VXLAN com FRRouting.
O Netplan 1.0 também introduz um novo subcomando netplan status –diff para encontrar diferenças entre a configuração e o estado do sistema, suporte para identificação de membros bridge/bond/vrf, suporte para o protocolo de segurança WPA3-Enterprise e suporte para métodos de autenticação LEAP e EAP-PWD.
O Netplan agora vem com uma API libnetplan1 estável que não contém mais código legado, o que aumenta a capacidade de manutenção da base de código da Netplan daqui para frente.
Configurações adicionais de porta de ponte também foram adicionadas nesta versão, juntamente com documentação muito melhorada e inúmeras correções de bugs.
Em uma postagem de blog, Lukas Märdian, mantenedor e desenvolvedor líder do Netplan, disse que:
“Essas mudanças abrem caminho para a integração da Netplan em projetos de terceiros, como instaladores de sistemas ou métodos de implantação em nuvem. Ao enviar as novas ligações Python python3-netplan para libnetplan, agora é mais fácil do que nunca acessar a funcionalidade do Netplan e a validação de rede de outros projetos”
Mas o Netplan 1.0 inclui ainda mais vantagens em comparação com a versão usada no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), como suporte para gerenciamento de novos tipos de interface de rede como veth, dummy, VXLAN, VRF ou InfiniBand (IPoIB) e integração com NetworkManager em sistemas de desktop.
Ele também trouxe consistência aprimorada entre renderizadores de back-end suportados, como systemd-networkd e NetworkManager, combinando interfaces de rede física em endereços MAC permanentes ao usar a configuração match.macaddress, bem como nova funcionalidade de descarregamento de hardware para redes de alto desempenho.
Embora o Netplan 1.0 tenha sido lançado em 29 de fevereiro, a Canonical afirma que estará disponível por padrão na próxima série de sistemas operacionais Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat), com lançamento previsto para 25 de abril de 2024.
A Canonical também afirma que o Netplan 1.0 estará disponível na próxima série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 13 “Trixie”, que deverá ver a luz do dia em junho ou julho de 2024.
Para saber mais detalhes sobre as mudanças incluídas no Netplan 1.0, confira as notas de versão no GitHub.