E foi lançado o Netplan 1.1 com melhorias de compatibilidade, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Netplan é um utilitário para configurar facilmente a rede em um sistema Linux. Você simplesmente cria uma descrição YAML das interfaces de rede necessárias e o que cada uma deve ser configurada para fazer.
A partir desta descrição o Netplan irá gerar toda a configuração necessária para a ferramenta de renderização escolhida.
Netplan lê configurações de rede /etc/netplan/*.yaml
escritas por administradores, instaladores, instanciações de imagens em nuvem ou outras implantações de sistema operacional.
Durante a inicialização inicial, o Netplan gera arquivos de configuração específicos de back-end /runpara transferir o controle dos dispositivos para um daemon de rede específico.
O Netplan usa um conjunto de subcomandos para controlar seu comportamento:
- netplan generate : use
/etc/netplan
para gerar a configuração necessária para os renderizadores. - netplan apply : aplica todas as configurações para os renderizadores, reiniciando-os conforme necessário.
- netplan try : aplica a configuração e aguarda a confirmação do usuário; reverterá se a rede estiver quebrada ou nenhuma confirmação for fornecida.
Agora, a Canonical lançou Netplan 1.1.
Novidades do Netplan 1.1
Para o Ubuntu 24.04 LTS, a Canonical lançou o Netplan 1.0 como seu software de configuração de rede declarativa, abrangendo agora de servidores a desktops.
A tempo para o Ubuntu 24.10 que será lançado em dois meses, o Netplan 1.1 foi lançado como a próxima iteração deste software de configuração de rede Linux da Canonical.
Com o Netplan 1.1, agora há uma substituição lógica personalizada para systemd-networkd-wait-online, correções para compatibilidade com o Proton VPN e correções para uso com a distribuição Azure Linux da Microsoft (anteriormente conhecida como CBL-Mariner).
Este “lançamento recorde, contando com 17 colaboradores individuais” também tem outras melhorias de integração systemd/networkd, um sinalizador de analisador para ignorar configurações individuais quebradas em vez de abandonar a configuração de backend completamente, suporte a aliases no tratamento de migração do Netplan, melhorias na documentação e muitas correções de bugs.
Para aqueles que desejam obter o Netplan 1.1 antes de sua aparição no Ubuntu 24.10 ou curiosos sobre as mudanças neste lançamento de software Canonical, podem encontrar as fontes e todos os detalhes no GitHub.