NetBSD não aceita código criado por IA

Seguindo os mesmos passos do projeto Gentoo, agora o NetBSD não aceita código criado por IA, graças ao anúncio de uma nova política.

Vivemos o grande momento da IA (Inteligência Artificial), seja pela sua adoção ou rejeição em alguns segmentos.

No mês passado, o Gentoo se opôs oficialmente ao uso de código gerado por IA em sua distribuição.

Agora, o NetBSD, um sistema operacional que faz parte da família BSD semelhante ao Unix, anunciou uma política rigorosa em relação ao código gerado por tecnologias de IA, incluindo grandes modelos de linguagem como ChatGPT da OpenAI e Copilot do GitHub/Microsoft.

NetBSD não aceita código criado por IA

NetBSD não aceita código criado por IA
NetBSD não aceita código criado por IA

Sim. Agora o NetBSD não aceita código criado por IA. O NetBSD proíbe código gerado por IA para preservar direitos autorais claros e cumprir as metas de licenciamento.

“Nova política de desenvolvimento: presume-se que o código gerado por um grande modelo de linguagem ou tecnologia semelhante (por exemplo, ChatGPT, GitHub Copilot) esteja contaminado (ou seja, com direitos autorais pouco claros, não se enquadrando nos objetivos de licenciamento do NetBSD) e não pode ser comprometido com o NetBSD.”

De acordo com as novas diretrizes, o NetBSD classificou o código gerado por IA como “contaminado”, indicando que se presume que tal código tenha direitos autorais e status de licenciamento incertos e não pode ser enviado ao repositório do NetBSD.

Os desenvolvedores agora são obrigados a garantir que qualquer código seja de autoria inicialmente deles ou venha com permissões e procedência claras.

O processo envolve a verificação de que a licença do código permite importação e distribuição gratuitas através do repositório fonte do NetBSD.

Para complicar ainda mais a integração de soluções geradas por IA, as diretrizes exigem que os desenvolvedores obtenham a aprovação por escrito dos membros principais da equipe antes de incorporar qualquer código desse tipo.

Esta etapa foi projetada para evitar possíveis problemas legais e éticos decorrentes da capacidade da IA de amalgamar códigos de fontes diversas, às vezes proprietárias.

Finalmente, contudo, devemos notar que atualmente é impossível provar definitivamente se um pedaço de código foi criado por um ser humano ou produzido por IA.

No entanto, a implementação desta política destaca o compromisso dos desenvolvedores do NetBSD em manter uma distribuição clara e gratuita.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.