E foi lançado o NetBSD 9.3 com correções de segurança e estabilidade. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
O NetBSD é um sistema operacional UNIX de código aberto, seguro e altamente portável, disponível para muitas plataformas, desde AlphaServers de 64 bits e sistemas desktop até dispositivos portáteis e incorporados.
Seu design limpo e recursos avançados o tornam excelente em ambientes de produção e pesquisa, e é suportado pelo usuário com fonte completa.
Além disso, muitos aplicativos estão facilmente disponíveis através do NetBSD Packages Collection.
Agora, o NetBSD 9.3 está disponível como o lançamento de recurso mais recente deste sistema operacional BSD.
Novidades do NetBSD 9.3
NetBSD 9.3 é o terceiro lançamento da ramificação estável do NetBSD 9. Ele representa um subconjunto selecionado de correções consideradas importantes por motivos de segurança ou estabilidade desde o lançamento do NetBSD 9.2 em maio de 2021, bem como alguns aprimoramentos do ramo de desenvolvimento.
O NetBSD 9.3 é totalmente compatível com NetBSD 9.0. Os usuários que executam a versão 9.2 ou uma versão anterior são altamente recomendados para atualizar.
Além de muitas correções de bugs, o 9.3 inclui melhorias de backport para suspender e retomar o suporte, várias pequenas adições de novo hardware para drivers de dispositivos existentes, compatibilidade com sistemas de arquivos UDF criados no Windows 10, suporte aprimorado para chipsets Intel Gigabit Ethernet mais recentes, melhor suporte para novos Chipsets Intel e AMD Zen 3, suporte para configurar conexões a redes Wi-Fi usando sysinst(8), suporte para servidores X11 baseados em wsfb no Commodore Amiga e pequenas melhorias de desempenho para o hipervisor Xen.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o NetBSD 9.3
A imagem ISO do NetBSD 9.3 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux