NetBSD 9.0 RC2 já está disponível para download e testes

Martin Husemann anunciou a disponibilidade do NetBSD 9.0 RC2. Confira as novidades e descubra onde baixar esse release do sistema.

O NetBSD é um sistema operacional de código aberto do tipo UNIX, gratuito, seguro e altamente portátil, disponível para muitas plataformas, desde AlphaServers de 64 bits e sistemas de desktop a dispositivos portáteis e incorporados.

NetBSD 9.0 RC2 já está disponível para download e testes
NetBSD 9.0 RC2 já está disponível para download e testes

Seu design limpo e os recursos avançados o tornam excelente nos ambientes de produção e pesquisa, e é suportado pelo usuário com fonte completa. Muitas aplicações estão facilmente disponíveis no The NetBSD Packages Collection.

Agora, seis meses após o início do processo de engenharia de versão para 9.0, o NetBSD 9.0 RC2, o segundo release candidate (e provavelmente o final) já está disponível.

Novidades do NetBSD 9.0 RC2

Logo após a publicação do primeiro release candidate e o feedback, ficou claro que esse não seria o estado final do 9.0.

No final, muitas correções foram feitas, e o projeto aproveitou a oportunidade para incorporar mais suporte a hardware (Pinebook Pro) e atualizar alguns componentes (dhcpcd, OpenSSL).

Nesse momento, o projeto será muito restritivo com outras alterações e espera-se uma liberação rápida e suave a partir deste ponto. A data provisória de lançamento é 14 de fevereiro de 2020.

Desde o início do processo de lançamento, muitas melhorias foram implementadas no ramo – quase 700 pullups foram processados.

Isso inclui usbnet (uma estrutura comum para drivers Ethernet USB), aprimoramentos de estabilidade do aarch64 e muitos novos suportes de hardware, correções do instalador/sysinst e alterações na interface NVMM (virtualização de hardware).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o NetBSD 9.0 RC2

A imagem ISO do NetBSD 9.0 RC2 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 223

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.