E foi lançado o NetBSD 10 beta com criptografia retrabalhada, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
O NetBSD é um sistema operacional UNIX de código aberto, seguro e altamente portável, disponível para muitas plataformas, desde AlphaServers de 64 bits e sistemas desktop até dispositivos portáteis e incorporados.
Seu design limpo e recursos avançados o tornam excelente em ambientes de produção e pesquisa, e é suportado pelo usuário com fonte completa.
Além disso, muitos aplicativos estão facilmente disponíveis através do NetBSD Packages Collection.
Agora, após três anos de desenvolvimento, o projeto NetBSD publicou um instantâneo de desenvolvimento para seu próximo lançamento, o NetBSD 10 beta.
Novidades do NetBSD 10 beta
Embora se espere que o NetBSD 10.0 seja um marco importante no desempenho, especialmente em sistemas multi-core, atualmente as compilações BETA têm alguns diagnósticos de kernel extras habilitados que podem reduzir um pouco o desempenho.
Entre os recursos que você pode esperar encontrar no NetBSD 10 estão a criptografia retrabalhada, incluindo compatibilidade com WireGuard, criptografia de troca automática, novos métodos de criptografia de disco e aceleração de CPU no kernel.
No suporte de hardware, há drivers de GPU atualizados do kernel Linux 5.6, suporte para mais hardware ARM (incluindo Rockchip RK356X, NXP i.MX 8M, Amlogic G12¸ Apple M1 e Raspberry Pi 4), suporte para novos recursos de segurança encontrados nos últimos CPUs ARM e suporte para Realtek 2.5 gigabit e novos adaptadores Ethernet Intel 10/25/40 gigabit.
Além disso, o compat_linux foi portado para AArch64 e DTrace foi portado para MIPS. Para os entusiastas da retrocomputação, há suporte a multiprocessador aprimorado no Alpha e mais suporte ao iMac G5.
Para completar, o suporte do hipervisor Xen recebeu uma grande reformulação.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o NetBSD 10 beta
A imagem ISO do NetBSD 10 beta já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux