A Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 22. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Para aqueles que não estão familiarizados com este IDE, você deve saber que ele fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy.
Além de seus recursos, existe um sistema de projetos baseado em Ant, controle de versão e refatoração.
Agora, a Apache Software Foundation anunciou o lançamento da nova versão do Apache NetBeans 22.
Novidades do NetBeans 22
O Apache NetBeans 22 que apresenta uma série de melhorias significativas e novos recursos que aprimoram a experiência do usuário, funções e suporte.
Nesta nova versão do Apache NetBeans 22, uma das novidades que se destaca é o suporte inicial ao JDK 22 em projetos Java, incluindo templates de código para List.of(), Map.of() e Set.of(), bem como para classes “lacradas” e do tipo “registro”.
Além disso, o gerador de código foi atualizado para os tipos “record” e “enum” e o compilador Java integrado NetBeans nb-javac (javac modificado) foi atualizado para a versão 22, fornecendo conclusão de código para métodos estáticos de classes Java.
O Gradle foi atualizado para a API Gradle 8.7 Tools, fazendo melhorias na leitura de várias propriedades distorcidas, bem como corrigindo problemas de simultaneidade no GradleDaemonExecutor.
Ademais, os projetos Gradle agora usam Java da ferramenta de desenvolvimento em vez do tempo de execução, e melhorias significativas foram implementadas no Assistente de criação de projetos Gradle.
Para completar, o Maven foi atualizado para a versão 9.10 junto com o mecanismo de indexação de dados sendo atualizado para o Lucene 9.10.0, o recurso experimental de download do Maven foi removido e os problemas com dependências conflitantes foram resolvidos.
Além disso, foi adicionada a capacidade de criar imagens para projetos Helidon e melhorada a funcionalidade de renomear classes em projetos Maven.
Adicionados modelos separados para a estrutura Micronaut e criação de seus próprios drivers e carregamento de drivers de repositórios.
Para projetos baseados em Jacarta, a conclusão de código para páginas JSF e JSP está ativada e a geração de servlet, filtro e listener está ativada. O assistente de modelo JSF Facelets agora suporta o namespace JSF 4+.
Foi adicionado suporte para o protocolo Chrome DevTools para depuração de aplicativos Node.js, e o editor JavaScript implementou o processamento JAR-URL, melhorou o preenchimento de código com comentários e adicionou suporte para o new.target e objetivo de importação.
Das outras mudanças que se destacam no NetBeans 22, temos:
- Atualize o compilador javac para JDK 22 versão 33.
- Geração aprimorada de métodos de endpoint PUT/POST para projetos Micronaut.
- Incorporação de novos modelos de código Java para List.of(), Map.of() e Set.of().
- Adicionado suporte para registros e tipos lacrados, entre outras melhorias e correções.
- Melhorias no preenchimento automático de código PHP e exibição de mensagens de exceção ao atingir pontos de interrupção.
- A recuperação de falhas do mecanismo JavaScript foi aprimorada.
- Correções de bugs significativas no ambiente de desenvolvimento PHP.
- Removido o suporte para Struts 1 e JSF 1.2, bem como detecção e relatório de rotas URI duplicadas em endpoints Micronaut.
- Suporte aprimorado para servidores de aplicativos como GlassFish e Wildfly.
- O suporte para a estrutura Spring 5.3.31 MVC foi implementado e o suporte para Spring 3 e 4 foi descontinuado.
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter o Java da Oracle ou o Open JDK instalado em seu sistema e o Apache Ant.
Para quem deseja obter esta nova versão, deve fazer o download do código-fonte do aplicativo, que pode ser obtido no seguinte endereço.
Depois de instalar tudo, descompacte o arquivo recém-baixado em um diretório de sua escolha.
E a partir do terminal vamos entrar neste diretório e então executar:
ant
Para construir o Apache NetBeans IDE. Depois de construído, você pode executar o IDE digitando
./nbbuild/netbeans/bin/netbeans
Ou
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados