A Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 19. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Para aqueles que não estão familiarizados com este IDE, você deve saber que ele fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy.
Além de seus recursos, existe um sistema de projetos baseado em Ant, controle de versão e refatoração.
Agora, a Apache Software Foundation anunciou o lançamento da nova versão do Apache NetBeans 19.
Novidades do NetBeans 19
Sim. A nova versão do NetBeans 19 já foi lançada e vem carregada de um grande número de alterações e melhorias, das quais se destacam as melhorias de suporte para Java, PHP, Rust, bem como algumas melhorias na interface do usuário, entre outras coisas.
Nesta nova versão lançada do NetBeans 19, uma série de melhorias visuais foram implementadas, notadamente o fato de que o editor de código possui um arquivo Markdown integrado e um visualizador de links (mínimo, mas funcional), bem como melhorias foram implementadas em o protetor de tela que habilitou a suavização de texto sub-pixel com informações sobre o andamento do carregamento do módulo, enquanto nas telas HiDPI, a representação do indicador de inserção no modo arrastar e soltar foi melhorada.
Além disso, destaca-se também que foi corrigido o sublinhado de múltiplas abas na representação da aba superior, foi atualizado o arredondamento nas métricas de fonte do terminal, bem como que o fechamento de abas ao tentar selecionar um guia foi corrigida parcialmente cortada.
Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão do NetBeans 19 é que foram adicionados suporte para a plataforma GlassFish 7.0.6 e o servidor de aplicações Wildfly 28, bem como suporte para JSF 4.0, bem como a capacidade de navegar por Arquivos HCL (linguagem de definição de configuração usada no HashiCorp Terraform) e que as capacidades associadas ao uso de servidores LSP foram estendidas.
Da parte das melhorias para Java, destaca-se que o editor de código melhorou o ajuste de condicionais, loops e blocos try/catch, a função de conclusão de código foi melhorada, foi adicionada a capacidade de vincular JTreg diretamente, desde que o capacidade de vincular módulos à arquitetura do processador, o módulo OpenJFX adicionou suporte para a arquitetura Aarch64 para Linux e Mac OS.
No Gradle, este sistema de compilação foi atualizado junto com sua API para a versão 8.3-rc com suporte para JDK 20, e Groovy DSL ainda é usado.
No Maven, a atualização foi feita para Maven 3.9.3, maven-indexer 7.0.1 e lucene 9.6.0, além de adicionar suporte a filtros para índices externos, melhorando a solução Java para habilitar visualização, serviço SMO é utilizado para classe consultas de nome e SHA1, atualização incremental otimizada de índices foi realizada e compatibilidade com Jakarta EE 10 foi melhorada.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- O botão “Reexecutar testes com falha” está habilitado para JUnit5.
- Implementada a capacidade de converter um projeto de jakartaee8 para jakartaee10.
- Adicionada uma configuração para desativar dicas de conclusão de parâmetros.
- O suporte para geração de expressões lambda foi adicionado ao gerador de código.
- O suporte CSS no ambiente de projeto web foi aprimorado.
- A implementação das abas no painel foi alterada, agora intervém o conceito de cartões sucessivos.
- Opções de fonte aprimoradas na janela do terminal.
- Suporte aprimorado para recursos introduzidos em versões mais recentes do PHP no ambiente PHP.
- O desenvolvimento do ambiente para desenvolvimento de projetos na linguagem Rust continuou.
- Todas as ações típicas com projetos foram implementadas. Tratamento correto garantido de aspas simples no código Rust.
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter o Java da Oracle ou o Open JDK instalado em seu sistema e o Apache Ant.
Para quem deseja obter esta nova versão, deve fazer o download do código-fonte do aplicativo, que pode ser obtido no seguinte endereço.
Depois de instalar tudo, descompacte o arquivo recém-baixado em um diretório de sua escolha.
E a partir do terminal vamos entrar neste diretório e então executar:
ant
Para construir o Apache NetBeans IDE. Depois de construído, você pode executar o IDE digitando
./nbbuild/netbeans/bin/netbeans
Ou
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados