A Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 15. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Para aqueles que não estão familiarizados com este IDE, você deve saber que ele fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy.
Além de seus recursos, existe um sistema de projetos baseado em Ant, controle de versão e refatoração.
Agora, a Apache Software Foundation anunciou recentemente que lançou a nova versão de seu IDE “Apache NetBeans 15” que vem com as atualizações Java relevantes, bem como a integração de melhorias de suporte, entre outras coisas.
Novidades do NetBeans 15
Os destaques desta nova versão do NetBeans 15 incluem suporte inicial para Jakarta 9.1 e suporte aprimorado para GlassFish, além de atualizar o compilador Java integrado do NetBeans nb-javac (javac modificado) e adicionar a capacidade de se conectar ao banco de dados Amazon Redshift por meio do serviço Amazon Athena no assistente de conexão.
Outra mudança que se destaca no NetBeans 15 é o suporte implementado para a tag “@snippet” para incorporar amostras de trabalho e trechos de código na documentação da API que pode ser acessada com ferramentas de validação, sintaxe destacada e integração IDE.
Além disso, destaca-se também que a otimização de desempenho foi realizada, por exemplo, o trabalho do editor PHP foi significativamente acelerado (leva metade do tempo para executar uma suíte de testes), foi acelerado em 20% a indexação de repositórios maven locais e o trabalho de editores Java e JavaScript foram acelerados.
No NetBeans 15, a compatibilidade aprimorada com os sistemas de compilação Maven e Gradle também é destacada. Os componentes para trabalhar com Gradle foram atualizados para a API versão 7.5 com suporte para Java 18.
Além disso, um depurador para código Groovy foi alocado em um módulo separado e o analisador foi atualizado para a linguagem Groovy.
Propõe-se uma implementação inicial da API para gerenciamento de dependências do projeto (Project Dependency API) e grande parte das correções e melhorias relacionadas ao uso de servidores LSP (Language Server Protocol) foram feitas.
Das outras mudanças do NetBeans 15, destacam-se os seguintes itens:
- Suporte implementado para preenchimento automático de expressões lambda.
- Adicionado javadoc para visualização do JDK 20.
- Adicionada a capacidade de usar a opção netbeans.javaSupport.enabled para desabilitar o suporte à linguagem Java no NBLS (NetBeans Language Server).
- Edição de dados aprimorada no formato YAML.
- Adicionado o item ‘Abrir no Terminal’ ao menu de contexto do projeto.
- Suporte aprimorado para novos recursos no PHP 8.0 e 8.1.
- Adicionado suporte para nova sintaxe para objetos que podem ser chamados.
- As dicas online são habilitadas por padrão.
- Interface de verificação de expressão regular aprimorada.
- Interface aprimorada para baixar e registrar o JDK.
- O suporte para Windows 95 e 98 foi removido
- Interface de análise de pilha de chamadas aprimorada (Stack Trace).
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter o Java da Oracle ou o Open JDK instalado em seu sistema e o Apache Ant.
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados