A Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 12.6. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Para aqueles que não estão familiarizados com este IDE, você deve saber que ele fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy.
Além de seus recursos, existe um sistema de projetos baseado em Ant, controle de versão e refatoração.
Agora, a Apache Software Foundation Organization anunciou o lançamento da nova versão do ambiente de desenvolvimento integrado para Apache NetBeans 12.6, no qual uma série de melhorias e mudanças foram feitas.
Novidades do NetBeans 12.6
Entre as alterações propostas que se destacam nesta nova versão do NetBeans 12.6, podemos descobrir que, para desenvolvedores Java, o preenchimento de código foi aprimorado para declarações de classe anônimas e variáveis com a palavra-chave “registro”.
Além disso, o suporte preliminar para correspondência de padrões em expressões de mudança foi adicionado no NetBeans 12.6. O código de URL é fornecido com um link para os modelos usados.
Também foi observado que o compilador Java nb-javac (javac modificado) foi atualizado para a versão 1.8 do NetBeans com suporte adicionado para JDK 17 e também suporte para javadoc 17.
Por outro lado, destaca-se que o suporte para o sistema de compilação Gradle foi aprimorado e o kit de ferramentas Gradle foi atualizado para a versão 7.3 com suporte para Java 17.
Além disso, o reconhecimento de diretório é fornecido com o código Kotlin e um novo assistente de projeto para Gradle foi proposto. O modelo de projeto Java Frontend foi atualizado para oferecer suporte ao Gradle 7.
A capacidade de usar o Support Maven Wrapper (mvnw) em projetos foi implementada.
Um novo Carregador de Classe de Transformação em Cache foi proposto para Groovy, a verificação de tipo de atributo estático foi fornecida em AST e o desempenho de análise foi significativamente aprimorado ao carregar classes do sistema de arquivos.
Um grande número de correções e melhorias foram feitas em relação ao uso de servidores Language Server Protocol (LSP) para análise de código e reconhecimento de sintaxe.
Para PHP, suporte para namespaces foi adicionado aos modelos, proteção contra inserção da expressão “use” na posição errada foi adicionada, ferramentas de refatoração foram fornecidas para propriedades de características privadas, suporte foi adicionado para o código PSR-12 padrão de formato.
O editor de HTML melhorou o suporte a SCSS, adicionou uma opção para preencher os valores da paleta de cores e implementou a capacidade de ignorar blocos ao reformatar CSS.
Os editores typescript e cpplite foram movidos para usar o módulo MultiViews para a exibição correta das guias na interface.
Das outras mudanças do NetBeans 12.6, destacam-se os seguintes itens:
- A capacidade de usar o Support Maven Wrapper (mvnw) em projetos foi implementada.
- Problemas corrigidos com UTF-8.
- Melhorias no depurador.
- Melhor desempenho de depuração remota.
- Adicionada capacidade de personalizar o diretório de trabalho atual e as variáveis de ambiente.
- Analisador aprimorado para o formato YAML.
- Pesquisa de pré-processador de anotação aprimorada.
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter o Java da Oracle ou o Open JDK instalado em seu sistema e o Apache Ant.
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados