Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 12.4. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Para aqueles que não estão familiarizados com este IDE, você deve saber que ele fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy.
Além de seus recursos, existe um sistema de projetos baseado em Ant, controle de versão e refatoração.
Agora, a Apache Software Foundation Organization lançou recentemente a nova versão do ambiente de desenvolvimento integrado, “Apache NetBeans 12.4”, que fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, C/C++, JavaScript e Groovy.
Novidades do NetBeans 12.4
O NetBeans 12.4 se destaca pela inclusão do suporte para Java SE 16, bem como as atualizações relevantes para a melhoria do suporte ao PHP 8 e mais.
No NetBeans 12.4, foi adicionado suporte para a plataforma Java SE 16, que também é implementada em nb-javac, o compilador Java integrado do NetBeans (javac modificado) e em vez de sua própria implementação de codificação Base64, ele usa o Módulo java.util.Base64.
Também é observado que um assistente foi adicionado para criar projetos baseados no framework Micronaut, bem como uma implementação de autocompletar código, refatoração e manipulação de links em arquivos yaml do Micronaut.
Para projetos que usam o sistema de construção Maven, a capacidade de substituir argumentos em aplicativos e máquinas virtuais a serem usados durante a inicialização e depuração foi implementada.
Já para o Gradle, é mencionado que ele foi atualizado para a versão 7.0, junto com a qual foi adicionado suporte para agrupamento lógico de código e recursos (“Grupos de origem do Gradle”).
Além disso, também é observado que as ferramentas de desenvolvimento de PHP adicionaram suporte para argumentos nomeados, introduzidos na versão PHP 8.0.
Os arquivos de configuração do PHP-CS-Fixer 3 estão listados na seção de arquivos importantes. Suporte adicionado para Phing 3. A caixa de diálogo “Corrigir Usos” foi alterada.
Das outras mudanças que se destacam no NetBeans 12.4 temos:
- Versão atualizada JaCoCo 0.8.6 (cobertura de código Gradle).
- Adicionado suporte para projetos Freeform Ant com aninhamento de nível 9+. Suporte aprimorado para o desenvolvimento de projetos Java/Jakarta EE usando Ant.
- Preenchimento automático aprimorado de tags HTML usadas na formação de formulários da web.
- O reconhecimento de extensões de arquivo “.md” com marcação Markdown foi implementado e marcado com um ícone especial. Destaque de sintaxe Markdown adicionado.
- Uma exibição permanente de informações sobre a presença de erros é fornecida na forma de um pictograma no canto inferior direito.
- O processo de instalação e registro de distribuições OpenJDK no NetBeans foi automatizado (o item “OpenJDK Universal Remote Service” foi adicionado ao menu “Ferramentas/Plataforma Java/Adicionar plataforma”).
- Adicionado suporte para projetos Jakarta EE 9.
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter pelo menos o Java versão 8 do Oracle ou o Open JDK v8 instalado em seu sistema e o Apache Ant.
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados