Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 12.1. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Para aqueles que não estão familiarizados com este IDE, você deve saber que ele fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy.
Além de seus recursos, existe um sistema de projetos baseado em Ant, controle de versão e refatoração.
Agora, a Apache Software Foundation Organization lançou recentemente a nova versão do ambiente de desenvolvimento integrado, “Apache NetBeans 12.1”, esta é uma versão na qual algumas melhorias de suporte para C/C++, Java, PHP e HTML foram adicionadas.
Novidades do NetBeans 12.1
Esta nova versão do IDE não vem com grandes mudanças, mas melhora alguns aspectos das linguagens de programação que suporta.
E é que nesta nova versão lançada, foi adicionado suporte limitado para linguagens C/C++, que ainda está por trás dos plug-ins de desenvolvimento C/C++ lançados anteriormente para NetBeans IDE 8.2.
Para desenvolvimento C/C++, o suporte é fornecido para os projetos mais simples, permitindo que você execute compilar e executar comandos, realce de sintaxe usando gramáticas TextMate e depuração usando gdb.
No NetBeans 12.1. sssim como o autocompletar código e outros recursos de edição foram implementados acessando o LSP CCLS (Language Server Protocol) do servidor, que o usuário deve executar independentemente.
Outra mudança adicionada foi o suporte para a plataforma Jakarta EE 8, que substituiu o Java EE (Java Platform, Enterprise Edition). Você pode criar projetos Jakarta EE 8 e modificar aplicativos Maven existentes para usar Jakarta EE 8.
Na NetBeans 12.1 compilador Java integrado do NetBeans nb-javac (modificado por javac) foi traduzido para usar o Java 14.
Para Java, o suporte para a palavra-chave “record” foi reprojetado para fornecer uma maneira compacta de definir classes, evitando a necessidade de definir explicitamente vários métodos de baixo nível, como equals(), hashCode() e toString() em casos onde os dados são armazenados apenas em campos.
O comportamento do trabalho com o qual não muda. Um novo modelo foi adicionado para criar construções Java com a palavra-chave “registro”. Suporte de conclusão de código de “registro” aprimorado.
Para Java SE, o suporte para o sistema de compilação Gradle está ativado. Suporte para diretórios gerados foi adicionado e o trabalho correto com processadores de anotação foi garantido.
Para PHP, novas ações foram adicionadas ao menu Composer para atualizar o autoloader e executar scripts. No depurador, em vez de 0 e 1 nos valores booleanos das variáveis, falso e verdadeiro são exibidos. Ferramentas aprimoradas para análise de código.
Para HTML, o componente do validador de marcação (validator.jar) foi atualizado. Inclui suporte para completar padrões. Adicionado suporte para autocompletar código e destaque de sintaxe para construções como ““.
Para CSS, opções de formatação “Tabs e recuos” foram propostas para controlar o recuo e o uso de tabulações ou espaços.
Na inicialização, ele detecta o JDK instalado no Linux e macOS usando o kit de ferramentas SDKMAN.
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o NetBeans 12.1
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter pelo menos o Java versão 8 do Oracle ou o Open JDK v8 instalado em seu sistema e o Apache Ant.
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados