Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 12.0. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito que fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy. Criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
Além disso, entre seus recursos está um sistema de projeto baseado em Ant, controle de versão e refatoração
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Agora, a Apache Software Foundation lançou recentemente a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 12. Esta é a sexta versão preparada pela Apache Foundation após a transferência do código NetBeans pela Oracle.
Novidades do NetBeans 12
Nesta nova versão do IDE, é mencionado no anúncio que o suporte esperado à linguagem C/C++ foi novamente adiado para a próxima versão e que, embora a transferência do código Oracle esteja relacionada ao desenvolvimento de projetos em C e C++ foram concluídos durante a preparação da versão mais recente, e a integração desse código no NetBeans exigiu mais tempo do que o esperado.
Como resultado, esse recurso não pôde ser transferido nativamente, mesmo que os desenvolvedores possam instalá-lo através dos módulos do gerenciador de plug-in.
Quanto às novidades, podemos encontrar suporte para a plataforma Java SE 14, que inclui destaque de sintaxe e formatação de código para construções com a nova palavra-chave ‘record’.
Além disso, continuamos com o teste de compatibilidade para correspondência de padrões no operador “instanceof”.
Quanto aos recursos do Java 13, o NetBeans 12.0 inclui suporte para a conversão de blocos de texto multilinha formatados sem escape de caracteres.
No editor de código, um conjunto de linhas agora pode ser convertido em blocos de texto semelhantes e vice-versa.
A partir das características do Java 11, é observada a compatibilidade com o modo de inicialização dos programas entregues na forma de um único arquivo com o código-fonte.
Outro recurso é o suporte adicionado ao Java EE 8, com a capacidade de criar aplicativos da Web usando o Maven ou Gradle.
Os aplicativos Java EE 8 criados pelo NetBeans podem ser implantados em um contêiner Java EE 8 usando o novo modelo Maven webapp-javaee8 criado para uso com o NetBeans.
Para o Maven, a integração com a biblioteca JaCoCo foi estabelecida e a capacidade de transmitir argumentos do compilador Java do Maven para o editor de código Java foi fornecida.
Adicionado suporte para projetos Java modulares e suporte para JavaEE for Gradle.
A API do Gradle Tooling foi atualizada para a versão 6.3. Um novo assistente de aplicativo Java Frontend é proposto para o Gradle, além de ter sido adicionado suporte para depurar os projetos Gradle Web e Kotlin Gradle.
Das outras mudanças que se destacam:
- O suporte à linguagem TypeScript foi adicionado ao editor de código.
- Suporte aprimorado para monitores HiDPI e o widget HeapView simplificado.
- Adicionados modos adicionais de interface escura: Dark Metal e Dark Nimbus.
- Adicionado suporte para novos recursos do PHP 7.4.
- Um novo tema do FlatLaf foi proposto.
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o NetBeans
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter pelo menos o Java versão 8 do Oracle ou o Open JDK v8 instalado em seu sistema e o Apache Ant 1.10 ou superior.
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados