Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 11.2. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Agora, a Apache Software Foundation lançou recentemente a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 11.2.
Novidades do NetBeans 11.2
Esta é a quarta versão preparada pela Apache Foundation após a transferência do código NetBeans pela Oracle e a primeira versão após a transferência do projeto da incubadora Apache.
Esse release contém suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy. A transferência do suporte C/C++ da base de código fornecida pelo Oracle na versão 11.3, prevista para janeiro, é esperada.
Em abril de 2020, será formado o lançamento do Apache NetBeans 12, que será acompanhado como parte de um ciclo de suporte estendido (LTS).
Com o lançamento desta nova versão do NetBeans 11.2, novos recursos da linguagem PHP foram adicionados, desenvolvidos na ramificação 7.4.
Também destaca a adição de propriedades escritas, o operador “??=”, A capacidade de substituir matrizes existentes ao definir uma nova, um novo mecanismo para serializar objetos, a capacidade de exibir números grandes e um novo formato para definir funções.
Outro destaque do NetBeans 11.2 é o suporte ao Java SE 13. Por exemplo, a capacidade de usar “switch” na forma de uma expressão em vez de um operador foi adicionada.
As operações de destaque e conversão são implementadas para blocos de texto que incluem dados de texto de várias linhas sem usar escape de caracteres e preservar o formato de texto original.
As características indicadas até o momento foram marcadas como evidência e são ativadas apenas durante a montagem com o indicador “–enable-preview”;
Várias otimizações de desempenho também são destacadas: a velocidade de pesquisa de arquivos binários na árvore com textos de origem foi aumentada.
No Linux e Windows, a interface WatchService fornecida pela API Java NIO2 é usada para rastrear alterações nos diretórios, bem como identificar mais rapidamente os arquivos arquivados.
Suporte aprimorado para o sistema de compilação Gradle. Foi adicionada a capacidade de carregar indicadores do compilador Java, permitindo o uso de recursos Java experimentais em projetos Gradle.
O processamento de entrada do usuário na guia também foi adicionado, refletindo o progresso da montagem (Saída). Ao iniciar o processo em segundo plano do Gradle Daemon, a propriedade org.gradle.jvmargs agora é levada em consideração.
Problemas com a licença do código com o analisador JavaScript foram resolvidos porque o analisador tinha que ser instalado separadamente anteriormente. Agora, o analisador graal-js foi transferido da GPL para a UPL (Universal Permit License).
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar a linguagem de programação Scratux no Linux via Snap
- Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
- Como instalar a linguagem de programação Julia no Linux via Snap
- Como instalar o IDE BASIC Gambas no Ubuntu e derivados
Como instalar ou atualizar o NetBeans 11.2
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter pelo menos o Java versão 8 do Oracle ou o Open JDK v8 instalado em seu sistema e o Apache Ant 1.10 ou superior.
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 503