A Microsoft publicou a versão mais recente do framework .NET, o .NET Core 3.0. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O .NET Core é um framework de código aberto e plataforma aberta desenvolvida pela Microsoft para criar aplicativos de desktop, aplicativos móveis, aplicativos da Web, aplicativos IoT e aplicativos de jogos etc.
Ou seja, o .NET core ajuda você a configurar seu ambiente de desenvolvimento facilmente em qualquer sistema operacional Linux e Unix.
O .NET Core surgiu depois que a Microsoft decidiu lançar o código pertencente ao servidor .NET framework, sendo um dos movimentos tecnológicos mais importantes de 2014 e possivelmente da década.
A abordagem do gigante de Redmond ao código aberto se materializou em vários movimentos, como a compra do Xamarin e o lançamento do Visual Studio Code, o editor de código mais forte dos últimos tempos, graças à sua rápida evolução e que a empresa ouviu as demandas dos usuários quando se trata de melhorar o aplicativo e adicionar novos recursos.
É óbvio que Satya Nadella deu uma guinada de 180 graus nas políticas da Microsoft, que agora está muito longe do mítico “Linux é um câncer”, de Steve Ballmer.
E recentemente, a Microsoft publicou o .NET Core 3.0, a versão mais recente do desenvolvimento derivada do lançamento do código pertencente ao servidor da estrutura .NET, uma das principais tecnologias da gigante de Redmond.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Novidades do .NET Core 3
Em seu blog oficial para desenvolvedores, a Microsoft afirmou que o .NET Core 3 se destaca por incluir uma melhoria notável no desempenho em comparação com as versões anteriores, novas APIs JSON e suporte às linguagens de programação C # 8 e F # 4.7.
A partir do primeiro idioma, a incorporação de sequências anuláveis pode ser destacada, enquanto a segunda enfatiza seu foco em relaxar a sintaxe e apontando para o .NET Standards 2.0.
O uso da especificação do .NET Standard 2.1 aumenta o conjunto de tipos que podem ser usados no código no .NET Core e no Xamarin.
Além disso, os aplicativos da área de trabalho agora são suportados como Windows Forms e Windows Presentation Foundation (WPF), embora isso não signifique que esse recurso seja suportado no Linux.
Outros destaques são um coletor de lixo que agora usa menos memória, a inclusão padrão de executáveis nos aplicativos .NET Core, suporte para Raspberry Pi e outros chips ARM, além de melhorar o desempenho do framework nos contêineres Docker.
Para saber mais sobre essa versão do .NET Core, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o .NET Core 3
O .NET Core 3.0, como as versões anteriores, é Open Source (licença MIT) e multiplataforma, e pode ser baixado para Linux (Ubuntu, RHEL, Fedora, openSUSE, Debian, CentOS e SLES), Windows, Mac e como um contêiner Docker .
Para instalar a versão mais recente do .NET Core nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Microsoft .NET Core SDK no Linux
Como instalar o Microsoft .NET Core SDK no Linux via Snap
O que está sendo falado no blog
- Como instalar a linguagem de programação Scratux no Linux via Snap
- Como instalar o jogo tower defense Mindustry no Linux via Snap
- Apple advertiu donos de iPhone de 2019 a não usarem telas de terceiros
- Purism liberou um vídeo com o Librem 5 em ação! Confira!
- LibreOffice 6.3.2 lançado com 49 correções de bugs