E foi lançado .NET 8 com melhorias de desempenho, suporte, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja conde baixar para instalar.
.NET é a plataforma open source da Microsoft, pensada para desenvolvedores que criam aplicativos multiplataforma (navegador, nuvem, escritorio, dispositivos IoT e plataformas móveis.
Agora, por meio de uma publicação no blog, a Microsoft anunciou o lançamento da nova versão do .NET 8.
Novidades do .NET 8
No .NET 8, destaca-se que é um pacote classificado como LTS e terá suporte durante três anos, até novembro de 2026.
Na parte das novidades, destaca-se que foram realizadas importantes otimizações de desempenho, mas agora, de forma predeterminada, está habilitado um novo gerador de código que suporta a otimização dinâmica baseada em perfis de execução de código (otimização guiada por perfis dinâmicos ).
O uso do novo gerador de código proporciona um aumento no rendimento do aplicativo até 20%. Além disso, a nova versão foi adicionada com suporte às instruções AVX-512, o que melhora o desempenho de operações paralelas sobre dados vetoriais.
Se for mencionado que para os tipos primitivos, foi implementada uma nova interface que permite analisar e formatar dados diretamente no formato UTF-8 sem recodificar.
Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão do .NET 8, é que foi adicionado o “.NET Aspire”, o qual foi projetado para desenvolver aplicativos nativos da nuvem usando tecnologias .NET.
Menciona que o .NET Aspire fornece um amplo conjunto de componentes que você pode precisar para criar aplicativos executados em ambientes de nuvem, incluindo ferramentas para coleta de telemetria, configuração, testes de estado e tolerância a falhas.
Além disso, também se destaca que as ferramentas foram ampliadas para aplicativos de compilação em conteúdos isolados.
De forma predeterminada, as imagens do contêiner foram publicadas em um Dockerfile e em um usuário root, além de que o tamanho da imagem do contêiner foi reduzido com componentes da plataforma .NET e uma opção de imagem minimalista foi adicionada para iniciar aplicativos compilados em arquivos executáveis (AOT nativo).
No .NET 8 foi realizado melhor no Blazor, agora você pode reduzir o tempo de carregamento de páginas, melhorar a escalabilidade e permitir o uso do Blazor Server e do Blazor WebAssembly no mesmo aplicativo para criar programas que combinam funções de servidor e cliente.
Se agregado ao Jiterpreter, um novo tempo de execução do WebAssembly mais rápido, que pode acelerar a representação da interface em um 20%. As capacidades de autenticação, autorização e identificação foram ampliadas.
MAUI foi ampliado para o desenvolvimento de interfaces de usuário multiplataforma, o que traz a capacidade de usar uma base de código para criar interfaces para Windows, macOS, iOS e Android.
C# 12 adiciona suporte para uma sintaxe simplificada para criar construtores primários em qualquer classe e estrutura, e também simplifica a criação de matrizes, entre outros e outros tipos de coleções, além de que agora são fornecidas ferramentas para estabelecer valores predeterminados para os parâmetros de expressão lambda.
As capacidades das interfaces de software foram ampliadas e podem ser utilizadas em sistemas de aprendizado automático. Por exemplo, a biblioteca System.Numerics aumentou a compatibilidade com os sistemas de IA generativa.
Das demais mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Adicionado suporte de compilação experimental (AOT nativo).
- Adicionado suporte para Xcode 15 e Android API 34.
- Tratamento simplificado de argumentos opcionais.
- Adicionada a capacidade de criar aliases de qualquer tipo usando a diretiva “alias”.
- Elementos gráficos e botões modernizados, manuseio aprimorado de cliques do mouse e eventos do teclado.
- ASP.NET Core para aplicativos Web de página única (Blazor) implementa suporte para autenticação baseada em token e cookie.
- Uma nova interface de usuário para autenticação foi proposta. Proteção aprimorada contra ataques XSRF/CSRF.
- O Entity Framework Core fornece novos tipos complexos que podem ser usados como objetos. Adicionado suporte para dados hierárquicos no SQL Server.
- O gerenciador de pacotes NuGet simplifica a auditoria de pacotes em projetos e fornece informações sobre a presença de vulnerabilidades conhecidas.
- O .NET Runtime adiciona o modo de compilação inicial (AOT) para plataformas WebAssembly (WASM) e Android.
- O WPF adicionou uma caixa de diálogo de diretório aberto (OpenFolderDialog) e habilitou o suporte para aceleração de hardware em RDP.
- Suporte significativamente aprimorado para arquitetura ARM64 e qualidade de código aprimorada para ARM.
- O depurador fornece uma exibição de resumo de depuração e camadas de depuração simplificadas para tipos .NET comumente usados.
- Adicionada uma versão mais segura de imagens baseadas no Chiseled Ubuntu.
Para saber mais sobre essa versão do .NET, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o .NET
Para os interessados na nova versão do SDK e runtime do .NET 8, saiba que eles estão disponíveis para Linux, macOS e Windows, neste endereço.
O .NET 8 está disponível no Ubuntu 23.10. Para a versão LTS, você pode tentar este tutorial a seguir:
Como instalar o .NET 8 no Ubuntu 22.04 LTS