Se você queria poder rodar Linux no seu smartphone do Google, o Nestbox leva execução de máquinas virtuais Linux ao Pixel 6 e 7.
O desenvolvedor Android Danny Lin (também conhecido como kdrag0n), apresentou um novo aplicativo chamado Nestbox que facilita a execução de máquinas virtuais Linux nos telefones Pixel mais recentes do Google.
Nestbox leva execução de máquinas virtuais Linux ao Pixel 6 e 7
Em poucas palavras, isso permite executar ferramentas e aplicativos do Linux em um telefone Android sem a necessidade de reinicializar. Embora este não seja o primeiro aplicativo que permite fazer isso, existem algumas coisas que destacam o Nestbox do kdrag0n.
Primeiro, ele foi projetado para tornar a execução de aplicativos Linux em telefones Android tão fácil quanto executá-los em dispositivos Windows 11 ou ChromeOS, porque depende de um método semelhante: você instala um sistema operacional Linux em um contêiner que pode se comunicar com o host sistema operacional.
Entre outras coisas, isso significa que você tem acesso a recursos como pastas compartilhadas: aplicativos Linux podem acessar documentos, imagens e outros arquivos do seu sistema de arquivos Android e vice-versa.
Assim, você pode tirar uma foto usando seu aplicativo de câmera Android e editar a imagem usando um aplicativo Linux. Ou você pode baixar um documento usando um navegador da Web Android e usar um editor de texto ou documento do Linux para abri-lo e modificá-lo.
Kdrag0n diz que o Nestbox também é muito leve nos recursos do sistema. Ele tem muito pouco impacto na vida útil da bateria quando ocioso, e o espaço em disco é alocado dinamicamente: você não precisa reservar uma quantidade definida de espaço para uma distribuição Linux.
Os usuários podem instalar várias distribuições Linux diferentes, incluindo AlmaLinux, Alpine, Amazon Linux, Apertis, Arch, CentOS, Debian, Devuan, Fedora, Gentoo, Kali, openSUSE, Oracle Linux, Rocky Linux, Ubuntu e Void.
Uma versão beta pública do Nestbox está disponível para download gratuito.
Ele foi projetado para funcionar com os telefones da série Google Pixel 6 ou Pixel 7, mas o kdrag0n observa que os usuários do Pixel 6 precisam de acesso root (pelo menos por enquanto) e que o Root não é necessário para usar o Nestbox em um Pixel 7.
Qualquer que seja o telefone que você tenha, o kdrag0n observa que ainda é considerado uma “compilação de visualização inicial, então espere bugs”.