Leszek Lesner anunciou o lançamento do Neptune 8 com base no Debian 12. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
Netuno é uma distribuição Linux para desktops que é baseado no ramo Stable do Debian, exceto por um kernel mais recente, alguns drivers e versões mais recentes de aplicativos populares, como o LibreOffice.
Ele também vem com a versão mais recente da área de trabalho do KDE. Os principais objetivos da distribuição são fornecer um desktop de uso geral bonito com reprodução multimídia pré-configurada e oferecer um instalador USB fácil de usar com uma opção de persistência.
Agora, Leszek Lesner anunciou a disponibilidade geral do Neptune 8.
Novidades do Neptune 8
Sim. A equipe por trás da distribuição Neptune Linux lançou o Neptune 8.0 como uma grande atualização para esta distribuição GNU/Linux baseada em Debian construída em torno do mais recente ambiente de desktop KDE Plasma.
Apelidado de “Juna”, o Neptune 8.0 está aqui onze meses após o Neptune 7.5 e é o primeiro lançamento desta distribuição GNU/Linux baseada no ramo estável do Debian para rebasear todo o sistema no sistema operacional Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” lançado recentemente.
Sendo baseado no Debian Bookworm, o Neptune 8.0 herda todas as versões do pacote upstream, incluindo o kernel, que é baseado na série Linux 6.1 com suporte de longo prazo que receberá atualizações até dezembro de 2026.
Sobre o lançamento, o anúncio diz o seguinte:
“Esta versão vem com as últimas grandes mudanças subjacentes do Debian 12 (“Bookworm”). O Linux Kernel foi atualizado para a versão 6.1 para fornecer suporte para o novo hardware e melhor compatibilidade com o hardware atual.”
Além dessas principais mudanças subjacentes, o lançamento do Neptune 8.0 vem com a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS, que é acompanhada pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.103 e KDE Gear 22.12.3. O KDE Plasma 5.27.5 está incluído por padrão nesta versão.
Infelizmente, os lançamentos do KDE Frameworks 5.103 e do KDE Gear 22.12.3 são um pouco antigos, mas é isso que o Debian Bookworm pode oferecer agora para os usuários do Plasma.
Mas, isso mudará em breve para que os usuários do Plasma também possam aproveitar os aplicativos KDE mais recentes e as inúmeras melhorias incluídas nos últimos lançamentos do KDE Frameworks e Gears.
Para oferecer suporte imediato para aplicativos Flatpak, a versão Neptune 8.0 adotou o gerenciador gráfico de pacotes Plasma Discover do KDE como a ferramenta de gerenciamento de software padrão, substituindo o gerenciador de pacotes Muon, que foi removido da distribuição.
Os desenvolvedores do Neptune acham que o Plasma Discover é maduro o suficiente para lidar com aplicativos Flatpak e o repositório Flathub.
Obviamente, muitos dos aplicativos padrão do Neptune foram atualizados para suas versões mais recentes, incluindo o navegador Chromium 115, o cliente de calendário e e-mail Mozilla Thunderbird 102, bem como o reprodutor de mídia VLC 3.0.18.
Mas o Neptune vem com muitos outros aplicativos interessantes, como Ardor DAW, suíte de escritório LibreOffice, editor Inkscape SVG, editor de imagens GIMP, editor de áudio Audacity e muitos outros.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Neptune 8
A imagem ISO do Neptune 8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes do Neptune não precisam baixar a nova imagem ISO, mas apenas atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux