O projeto Neptune nanunciou o lançamento de mais uma atualização de seu sistema, o Neptune 5.0. Conheça mais sobre ele, confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
Neptune é uma distribuição Linux baseada no ramo estável do Debian que geralmente traz a versão mais recente da área de trabalho KDE.
Os principais objetivos da distribuição são: fornecer uma desktop de aparência geral de boa aparência com reprodução multimídia pré-configurada e oferecer um instalador de USB fácil de usar com uma opção de persistência.
Novidades do Neptune 5.0
Neptune 5.0 “Refresh”, é baseado no Debian 9 Stretch, e por conta disso, é suportado até o final da vida do Debian Linux 9 Stretch. Ele
Essa versão inclui o desktop KDE Plasma 5.12 LTS, e também a versão 4.14 do kernel que foi backportada para fornecer suporte de hardware adicional.
Esta versão marca uma nova iteração dentro do universo Neptuno. Ele muda sua base para a atual versão estável “Stretch” e também muda ligeiramente a maneira como serão fornecidas as atualizações para o Neptune.
Agora, o projeto não se esforçará mais para trazer versões mais recentes do Plasma, kernel ou outro software por conta própria.
Com Snaps, Flatpaks e AppImages sendo cada vez mais populares e amadurecidos nos dias de hoje, eles acreditam que estas serão as opções a serem usadas por quem quiser experimentar o software de borda, ou últimas versões.
Por conta disso, o projeto se focará em fornecer a experiência de usuário de desktop mais estável e melhor lá.
Tudo isso foi dito no anúncio de lançamento:
“Esta versão marca uma nova iteração no universo de Neptuno. Ele alterna sua base para a atual versão estável Stretch e também muda ligeiramente a maneira como iremos fornecer atualizações para o Neptune. Não nos esforçaremos para trazer versões mais recentes de Neptune. Plasma, Kernel ou outro software por conta própria”
Oo seja, os desenvolvedores da Neptune recomendam que os usuários usem as tecnologias binárias universais Snap, Flatpak e AppImage, se quiserem executar os aplicativos mais recentes em sua distro.
É por isso que essa versão forneçe o lançamento LTS mais recente do Plasma versão 5.12 juntamente com o KDE Applications 17.12, bem como o KDE Frameworks 5.43.
Neptune 5.0 é fornecido com o pacote de escritório LibreOffice 6.0, navegador Web Chromium 64, o Thunderbird 52.6, o clientes de e-mail, leitor de música Amarok 2.9 e reprodutor de mídia VLC 2.2.
Outras aplicações incluem o editor e o visualizador de imagens do GIMP 2.8.18, editor de vetores gráficos Inkscape 0.9.2, editor de áudio Audacity 2.1.2, estação de trabalho de áudio digital Ardor 5.5, editor de vídeo Kdenlive 17.12, utilitário de transcodificação Encode, ferramenta YAVTD para baixar vídeos de multimídia sites e ferramenta de captura de tela do recffmpeg.
Entre outras destacáveis melhorias e mudanças implementadas no Neptune 5.0 “Refresh”, podemos citar um tema de arte Neptune mais unificado para os aplicativos GTK2, GTK3, Qt4 e Qt5, o instalador gráfico mais recente do Calamares 3.2, bem como ferramentas para aqueles que quer criar suas próprios ISOs em tempo real, baseadas em Neptuno/Debian.
Com o Neptune 5.0 os desenvolvedores também removeram o suporte para drivers de placas gráficas proprietárias, adicionaram a ferramenta BackInTime para backups fáceis e a ferramenta grub-customizer, se você quiser personalizar a aparência do seu carregador de boot GRUB.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Conheça melhor a distribuição Neptune
Para saber mais sobre a distribuição Neptune, clique nesse link.
Baixe e experimente o Neptune 5.0
A imagem ISO do Neptune 5.0 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Purism conseguiu executar o KDE Plasma Mobile no Librem 5
- Neptune 5.0 lançado – Confira as novidades e baixe
- Lançado Firefox 59 com controles de privacidade aprimorados
- Canonical irá implementar compressão zstd nas futuras versões do Ubuntu