Neofetch foi oficialmente descontinuado

Com seu repositório GitHub marcado como “somente leitura”, infelizmente, o Neofetch foi oficialmente descontinuado.

Neofetch é uma ferramenta de informações do sistema de linha de comando escrita em Bash. Ele reúne informações sobre o seu sistema, como versão do sistema operacional, especificações de hardware e versões de software, e depois as exibe no terminal como ASCII de uma forma estética e visualmente agradável.

Há muito tempo, essa ferramenta é a preferida de quem deseja verificar rapidamente os detalhes do seu sistema. Além disso, é especialmente popular entre os entusiastas da personalização que adoram mostrar suas configurações para o resto da comunidade Linux.

Agora, depois de quase quatro anos sem novas atualizações, o desenvolvimento futuro do Neofetch foi oficialmente descontinuado.

Neofetch foi oficialmente descontinuado

Neofetch foi oficialmente descontinuado
Neofetch foi oficialmente descontinuado, pois seu repositório no GitHub agora está em modo somente leitura

O Neofetch surgiu no final de 2015 e rapidamente se tornou super popular, quase um must-have para todo usuário Linux. Mas agora parece que chegou ao fim da sua jornada.

Infelizmente, o projeto não é atualizado desde agosto de 2020 e, depois de quase quatro anos sem novos desenvolvimentos, foi recentemente colocado em modo somente leitura e arquivado há poucos dias. O que isto significa?

Quando um repositório GitHub é marcado como “somente leitura”, significa que o repositório pode ser visualizado e seu conteúdo pode ser clonado ou baixado, mas nenhuma alteração ou novas contribuições podem ser feitas.

Em outras palavras, os usuários não podem enviar novos commits, mesclar solicitações pull ou criar problemas ou ramificações em um repositório somente leitura.

Na prática, isso significa que a ferramenta Neofetch pode ser considerada fechada a partir de agora. Sim, é um pouco triste, mas não se preocupe porque existem muitas alternativas que continuarão a oferecer a mesma funcionalidade.

Quem são eles? Bem, o mais próximo, literalmente 1:1 com a funcionalidade do Neofetch, mas escrito na linguagem de programação C, é o Fastfech.

Descrito por seus desenvolvedores como “semelhante ao neofetch, mas muito mais rápido porque é escrito principalmente em C”, ele é desenvolvido ativamente e pode ser encontrado em todas as principais distribuições Linux.

Além disso, existem também outras opções, como Hyfetch, NerdFetch e muito mais. Qual você mais gosta? Deixe o seu favorito nos comentários abaixo – adoraríamos ouvir de você!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.