Se você gostava do Nokia N900, conheça o Neo900. O aparelho é o resultado de um projeto que quer criar o sucessor do Nokia N900 e já está em pré ordem.
Algum tempo atrás, mais exatamente em 2011, a Nokia encerrou o seu projeto de sistema mobile baseado em Linux (MeeGo) juntamente com o Nokia N9, quando a Microsoft adquiriu a sua divisão móvel. Muito antes disso, em 2009, foi lançado o último telefone com base no sistema Linux da Nokia (MaemoOS), o nome dele era Nokia N900.
Em tempos de iPhones e Androids, Nokia N900 pode não ter sido um grande sucesso. Mas, como um produto da Nokia, o hardware era de alto nível e o software baseado em Linux, funcionava muito bem.
Embora ambos os telefones tenham sido um sucesso entre os seus fãs leais, a Nokia decidiu abandonar ambos os projetos e foi com tudo com o Windows OS. Mas algumas pessoas simplesmente não estavam prontos para deixar ir o N900 ainda.
Pouco tempo atrás, uma equipe de antigos fãs do Nokia N900 decidiu ressuscitar o dispositivo há muito esquecido. O resultado é Neo900, o sucessor do Nokia N900.
Embora a equipe tenha se esforçado para atualizar o dispositivo com o que há de mais recente em hardware, quando você compará-lo com os modelos atuais os resultados serão medianos.
Mas isso não importa, pois o Neo900 não foi projetado para a produção em massa e também não está aí para competir.
Na verdade, por ser um sucessor do Nokia N900, ele é destinado principalmente a entusiastas. E isso é parte da razão pela qual os criadores do projeto abriram uma loja online e iniciaram a pré ordem do Neo900 (como um pagamento antecipado), para que pudessem levantar algum dinheiro para produzir o dispositivo e diminuir o risco de perder dinheiro no dispositivo.
“O Neo900 é o sucessor espiritual do Nokia N900. A nova placa de circuito pode ser colocado em um N900 existente para obter melhores características técnicas e operacionais (CPU mais rápida, mais memória RAM, modem LTE) do que o dispositivo original, mantendo a compatibilidade com versões anteriores. Alternativamente, um telefone totalmente montado pode ser comprado também. O Neo900 estará plenamente operacional, sem qualquer blob binário em execução na CPU principal. Entretanto, o modem ainda requer um firmware não livre, ele é totalmente dissociado do resto do dispositivo (pense nele como um stick usb LTE plugado no seu laptop) e de forma confiável, pode ser monitorado ou desligado através do sistema operacional”.
Conheça melhor o Neo900, o sucessor do Nokia N900
Neo900, o sucessor do Nokia N900 é alimentado por um TI OMAP DM3730 SoC de 1 GHz, tem 1 GB de RAM e tem um display TFT touchscreen resistivo de 3.5 polegadas. Para ver as especificações completas do aparelho, clique nesse link.