Nem todo o firmware IBM POWER10 é atualmente de código aberto

Diferente do seu antecessor, o POWER9, nem todo o firmware IBM POWER10 é atualmente de código aberto. Conheça e entenda melhor essa diferença.

O servidor Power E1080 é o primeiro em uma nova família de servidores baseados no processador IBM POWER10. O IBM POWER10 é o primeiro processador comercializado da IBM desenvolvido com tecnologia de processo de 7 nm.

No entanto, nem todo o firmware do POWER10 é de código aberto.

Nem todo o firmware IBM POWER10 é atualmente de código aberto

Nem todo o firmware IBM POWER10 é atualmente de código aberto
Nem todo o firmware IBM POWER10 é atualmente de código aberto

Enquanto o POWER9 era grande para fãs de código aberto com a formação da OpenPOWER Foundation e Raptor Computing Systems projetando sistemas baseados em POWER9 que são totalmente de código aberto até esquemas e firmware da placa-mãe, o mesmo não pode ser dito atualmente sobre o POWER10.

A Raptor Computing Systems sugeriu anteriormente que pode não ser muito bom para o POWER10 quando se trata de código aberto e, pelo menos para o lançamento inicial, parece ser assim.


Embora a IBM tenha publicado muito do firmware POWER10 como código aberto, permanecer fechado pelo menos por enquanto está sua ponte OMI DRAM fora do chip e seu processador de E/S PPE on-chip.

Por estar bloqueado por não ter firmware de código aberto nessas áreas, o Raptor não está trabalhando atualmente em nenhum design baseado em POWER10, mas espera que com o tempo a IBM abra o código dos componentes restantes.

O firmware da ponte OMI é apenas binário e o processador de E/S PPE também é distribuído apenas como firmware compilado.

Pelo menos a pilha de firmware POWER10 é mais aberta do que algumas outras plataformas, mas esperançosamente eles serão capazes de torná-la totalmente de código aberto em um futuro não muito distante para que Raptor Computing Systems e outros possam fornecer totalmente de código aberto de próxima geração, alta servidores de desempenho.

O IBM POWER10 oferece criptografia de memória de hardware para segurança ponta a ponta e desempenho de criptografia mais rápido graças aos mecanismos de criptografia AES adicionais para os padrões de criptografia líderes de hoje, bem como protocolos de criptografia futuros antecipados, como criptografia segura quântica e criptografia totalmente homomórfica.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.