A Fundação Mozilla informou que seu Navegador Firefox está mudando para um ciclo de lançamento mensal. Confira os detalhes dessa mudança e entenda.
O Firefox é o navegador oficial da Fundação Mozilla e um dos browsers web mais usados no mundo, junto com o Google Chrome. Ele é mantido e atualizado pela Mozilla.
O Firefox é um navegador com entregas de atualizações constantes, o que permite mantê-lo sempre atualizado e pronto para uso. Mas se você achava que as atualizações dele eram rápidas, em breve elas virão com mais frequência, pois ele está mudando para um ciclo de lançamento mensal.
Navegador Firefox está mudando para um ciclo de lançamento mensal
Apesar de parecer um exagero, obter uma nova versão do Firefox a cada 4 semanas não é muito diferente do atual ciclo de lançamento do Firefox, que apresenta uma nova versão principal a cada 6 a 8 semanas.
Mas, aumentando a taxa de lançamento, a Mozilla diz que pode “aumentar sua agilidade” e trazer aos usuários “novos recursos mais rapidamente”.
“Com ciclos de quatro semanas, podemos ser mais ágeis e enviar recursos mais rapidamente, aplicando o mesmo rigor e diligência necessários para uma versão estável e de alta qualidade. Além disso, colocamos novos recursos e implementação de novas APIs da Web nas mãos dos desenvolvedores mais rapidamente.”
De acordo com o novo ciclo de lançamentos de quatro semanas entrará em ação no início do próximo ano, embora haja uma redução gradual nesse meio tempo.
Com um aumento nos principais lançamentos, naturalmente haverá também um aumento nas versões de pré-lançamento. A Mozilla planeja garantir que há “versões beta mais frequentes, semelhantes às que temos hoje no Firefox Nightly” para ajudar a impedir que a qualidade caia.
- Como instalar o jogo AstroMenace no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Biplanes Revival no Linux via Flatpak
- Instalando o simulador de corridas Speed Dreams no Linux
- Como instalar o jogo de corrida SuperTuxKart no Linux
Por outro lado, a programação do Firefox ESR, a “versão de suporte estendido” que os usuários corporativos executam, não será afetada por essa alteração.
Você pode encontrar mais detalhes sobre o novo ciclo de lançamentos mensais do Firefox no artigo hacks.mozilla.org.
Será interessante ver se o Google Chrome opta por ajustar sua cadência de lançamento em resposta – embora, como o maior navegador da Web do mundo, não haja motivo real para isso.
E Você? O que acha desse mudança? Deixe sua opinião nos comentários!
O que está sendo falado no blog
- Linux Foundation terá projeto para interoperabilidade de aviação por drone
- RHEL e CentOS 6 receberam uma atualização de segurança do kernel
- Vivaldi 2.8 lançado com suporte a sincronização de dados com o Android
- Microsoft comprou a Semmle e o GitHub se tornou um CVE Numbering Authority
- Proton 4.11-5 do Steam Play lançado com correções e otimizações