Navegador DuckDuckGo agora bloqueia rastreadores da Microsoft

Mesmo dependendo dos anúncios da gigante de Redmond, o Navegador DuckDuckGo agora bloqueia rastreadores da Microsoft, na maioria das vezes.

O DuckDuckGo anunciou recentemente que agora bloqueará todos os scripts de rastreamento de terceiros da Microsoft em seu navegador de privacidade depois de não bloqueá-los no passado.

Navegador DuckDuckGo agora bloqueia rastreadores da Microsoft

Navegador DuckDuckGo agora bloqueia rastreadores da Microsoft
Navegador DuckDuckGo agora bloqueia rastreadores da Microsoft

Essa mudança ocorre depois que a empresa enfrentou um grande retrocesso em maio por não bloquear alguns rastreadores de terceiros da Microsoft no navegador DuckDuckGo devido a um acordo de conteúdo de pesquisa sindicalizado entre as duas empresas.

Isso contrastava fortemente com a descrição anterior do navegador DuckDuckGo, que afirmava que eles bloqueiam rastreadores ocultos encontrados em sites.

“O Tracker Radar bloqueia automaticamente rastreadores ocultos de terceiros que podemos encontrar nos sites que você visita no DuckDuckGo, o que impede as empresas por trás desses rastreadores de coletar e vender seus dados.”, explica a página da Apple App Store para o DuckDuckGo Privacy Browser.

O fato de que alguns rastreadores da Microsoft foram permitidos foi descoberto pelo pesquisador de segurança Zach Edwards, que descobriu que o navegador DuckDuckGo bloqueava os rastreadores do Google e do Facebook, mas permitia alguns rastreadores da Microsoft nos domínios Linkedin e Bing.

Navegador DuckDuckGo agora bloqueia rastreadores da Microsoft
Navegador DuckDuckGo agora bloqueia rastreadores da Microsoft

Recentemente, a DuckDuckGo anunciou que começaria esta semana a bloquear todos os scripts de rastreamento de terceiros da Microsoft em suas extensões de navegador móveis ‎DuckDuckGo Privacy Browser (iOS/Android) e DuckDuckGo Privacy Essentials (Chrome, Firefox, Safari, Edge e Opera).

“Recentemente, ouvi vários usuários e entendi que não atendemos às suas expectativas em relação a uma das proteções de rastreamento da Web do nosso navegador. Então, hoje estamos anunciando mais privacidade e transparência em torno das proteções de rastreamento da Web do DuckDuckGo.”, diz um anúncio pelo CEO da DuckDuckGo, Gabriel Weinberg.

O bloqueio de rastreadores da Microsoft está sendo implementado por meio do recurso de proteção de carregamento de rastreador de terceiros, com o DuckDuckGo informando ao site BleepingComputer que os scripts dos seguintes vinte e um URLs serão bloqueados:
adnxs.com
adnxs-simple.com
adsymptotic.com
adv-cloudfilse.azureedge.net
app-fnsp-matomo-analytics-prod.azurewebsites.net
azure.com
azure.net
bing.com
cdnnwlive.azureedge.net
clarity.ms
dynamics.com
fp-cdn.azureedge.net
licdn.com
linkedin.com
live-tfs-omnilytics.azurewebsites.net
msecnd.net
nlo-stl-web.azureedge.net
nuance.com
pestcontrol-uc1.azureedge.net
sdtagging.azureedge.net
serviceschipotlecom.trafficmanager.net

No entanto, como o DuckDuckGo depende do Microsoft Advertising para anúncios exibidos no mecanismo de pesquisa, haverá uma permissão limitada de rastreadores da Microsoft ao usar o navegador de privacidade.

Ao clicar em um anúncio na pesquisa do DuckDuckGo, o navegador DDG permitirá que scripts de rastreamento do bat.bing.com sejam executados uma vez no site do anunciante. Esse subsídio permite que os anunciantes acompanhem o desempenho de suas campanhas publicitárias.

Contudo, o DuckDuckGo bloqueará todas as outras chamadas nesse site que tentarem carregar rastreadores do bat.bing.com.

Esta não é uma solução perfeita, mas DuckDuckGo diz que espera substituir os rastreadores bat.bing.com no futuro por implementações de conversão de anúncios privados que estão atualmente em desenvolvimento pelo Firefox e Safari.

A Microsoft diz que está satisfeita com esta solução, pois permite ao DuckDuckGo aumentar a privacidade dos usuários, ao mesmo tempo em que permite que os anunciantes da Microsoft continuem rastreando o desempenho de seus anúncios.

“A Microsoft tem políticas em vigor para garantir que equilibremos as necessidades de nossos editores com as necessidades de nossos anunciantes para rastrear com precisão as conversões em nossa rede.”, disse a Microsoft ao site BleepingComputer.

“Temos feito parceria com a DuckDuckGo para entender as implicações desta política e estamos satisfeitos por ter chegado a uma solução que atende a essas preocupações.”

Por fim, Weinberg anunciou mais transparência em torno de seus recursos de proteção de rastreamento da Web, lançando uma página de ajuda dedicada e compartilhando a lista de rastreadores bloqueados no GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.