Navegador Chromium está disponível na Microsoft Store? Como?

Era proibido, mas aconteceu, o Navegador Chromium está disponível na Microsoft Store! Confira os detalhes e entenda como isso foi possível!

Um editor chamado ‘Store Ports‘, que porta aplicativos de desktop gratuitos para pacotes na Microsoft Store, publicou o navegador de código aberto Chromium na Microsoft Store.

Ou seja, agora você pode baixar e instalar uma versão antiga do navegador de código aberto Chromium diretamente da Windows 10 Microsoft Store.

Navegador Chromium está disponível na Microsoft Store? Como?

Navegador Chromium está disponível na Microsoft Store? Como?

Como os aplicativos de desktop não são permitidos na Microsoft Store, este é apenas um wrapper UWP para o cliente do navegador de desktop.

O mais preocupante é que os revisores da Microsoft passaram despercebidos, que normalmente bloqueariam a inclusão de pacotes como esse na Loja.

Além disso, como observa o blog italiano do Windows Aggiornamenti Lumia, historicamente as políticas de aplicativos da Microsoft Store tem sido contra o uso de mecanismos de renderização diferentes do EdgeHTML do Microsoft Edge Classic.

Agora que a Microsoft portou seu navegador Microsoft Edge para usar a base de código Chromium, esta política pode ter mudado.

Quando instalado, os usuários verão que a versão do Chromium na Microsoft Store é a versão 78, lançada em 22 de outubro de 2019.

Embora seja divertido e irônico que o Chromium tenha sido publicado na Microsoft Store, ele não deve ser usado.

Com o Chrome 84 lançado em julho, a versão da Microsoft Store é uma versão antiga, sem inúmeras atualizações de segurança para vulnerabilidades.

Por exemplo, esta versão não inclui atualizações para vulnerabilidades que têm sido usadas historicamente em ataques em dezembro de 2019 e em fevereiro de 2020.

Se você deseja usar o Chromium, deve instalar a versão mais recente diretamente do Projeto Chromium. Dessa forma, você está protegido contra vulnerabilidades que foram corrigidas desde o Chrome 78.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 270

Sair da versão mobile