Nautilus terá uma melhor experiência Flatpak no GNOME 3.30

Finalmente o Nautilus terá uma melhor experiência Flatpak no GNOME 3.30. Confira todas as novidades que esse gerenciador de arquivos receberá na próxima versão do ambiente GNOME.


Embora o ambiente de desktop GNOME 3.30 esteja em desenvolvimento nos últimos quatro meses, um dos seus componentes mais essenciais, o gerenciador de arquivos Nautilus, não recebeu uma versão de desenvolvimento até agora.

Nautilus terá uma melhor experiência Flatpak no GNOME 3.30
Nautilus terá uma melhor experiência Flatpak no GNOME 3.30

Como parte de uma nova versão principal do ambiente de desktop GNOME, a maioria de seus principais componentes e aplicativos estão recebendo novos recursos e melhorias, e o Files (ou melhor, Nautilus) é um dos componentes mais importantes desse ambiente, pois permite que os usuários gerenciem seus arquivos e pastas do sistema operacional onde o GNOME está instalado.

Com o próximo lançamento do GNOME 3.30, o gerenciador de arquivos Nautilus receberá um monte de novos recursos e melhorias que foram reveladas recentemente como parte da versão beta, que foi lançada esta semana nos servidores de download do projeto para que early adopters e beta testers públicos pudessem testar antes do lançamento do GNOME 3.30 Beta na próxima semana.

Nautilus terá uma melhor experiência Flatpak no GNOME 3.30

No GNOME 3.30, que será lançado no dia 5 de setembro de 2018, o gerenciador de arquivos Nautilus entregará uma experiência Flatpak muito mais aprimorada para usuários e desenvolvedores, um mecanismo de busca para encontrar arquivos recentes, além de suporte para exclusão da pasta Desktop.

Além disso, o Nautilus no Gnome 3.30 terá suporte ao toque para menus em visualizações, uma nova coluna “Show Recency” na exibição Recente, suporte a ações em segundo plano na barra de caminho, uma nova barra de caminho/design de pesquisa, um novo design de menus da barra de ferramentas como a capacidade de expor janelas ativas para o Ubuntu Dash.

O Nautilus 3.30 também promete melhorias visuais em novas visualizações, desencadeamento de nomes de arquivo máximo ao renomear, bem como de contagem de arquivos e rótulos errados durante o andamento das operações, oferecerá informações extras na caixa de diálogo “Propriedades” e exibir uma ação “Abrir com”para os arquivos localizados na pasta Lixeira.

Ele também avisará os usuários quando um arquivo renomeado estiver oculto depois de renomeado, melhorará o acesso ao arquivo via x-nautilus-search, distribuirá ícones horizontalmente na visualização de ícones, facilitará a abertura do utilitário GNOME Disks através de um novo botão na caixa de diálogo de propriedades e permitirá que os usuários abram os filtros de pesquisa com um popover aberto ao usar Ctrl + F.

Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento está se preparando para transportar o Nautilus para as próximas tecnologias GTK+ 4.

GNOME 3.30 beta chegará no inicio de agosto

Depois disso, o GNOME 3.30 beta chegará no inicio de agosto. Sim, o GNOME 3.30 entrará nos estágios beta de desenvolvimento com o primeiro lançamento beta, que está previsto para o dia 1º de agosto de 2018.

O Nautilus 3.30 beta estará disponível para testes públicos, e se você quiser experimentar os novos recursos e melhorias mencionadas acima, mas você terá que compilá-lo em sua distribuição Linux favorita para usá-lo.

Um segundo lançamento beta está planejado para 15 de agosto, e o Release Candidate deve chegar no final do mês, em 29 de agosto.

A versão final do ambiente de desktop GNOME 3.30 deverá ser lançada no dia 5 de setembro de 2018.

Fonte

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.