Disponível no passado e removido em versões anteriores, o Nautilus do Ubuntu 23.04 terá exibição de pasta expansível.
Uma nova versão do gerenciador de arquivos Nautilus está disponível nas últimas compilações diárias do Ubuntu 23.04 Lunar Lobster.
A próxima versão do Ubuntu terá uma mudança específica que torna o Nautilus 44 uma atualização especialmente empolgante: o retorno das pastas expansíveis na opção de exibição de lista.
Nautilus do Ubuntu 23.04 terá exibição de pasta expansível
Acessível a partir do painel Preferências do gerenciador de arquivos, esse comportamento opcional torna mais rápido navegar pelas pastas para localizar um arquivo específico ao usar a exibição de lista (esse recurso não funciona na exibição de ícones).
Quando ativado, você pode expandir e recolher o estilo de visualização em árvore de pastas para manter uma visão geral de nível superior da estrutura de diretórios durante a navegação.
Agora, esse recurso não é “novo”, pois as versões mais antigas do Nautilus incluem esse recurso.
No entanto, nos últimos anos, os desenvolvedores do GNOME refatoraram e reconstruíram várias visualizações do Nautilus para torná-las modernas e sustentáveis, e o recurso de pasta expandida teve que ser retrabalhado. Um pouco de espera, mas agora está de volta.
O desenvolvimento continua no GNOME 44, incluindo o Nautilus.
Outra melhoria adjacente ao gerenciador de arquivos também presente nos diários: exibição de ícones no seletor de arquivos GTK. Isso resolve uma reclamação de longa data dos usuários, embora valha a pena enfatizar que esse recurso não foi supertrivial de implementar.
Outras melhorias e novos recursos podem ser esperados em outras partes da área de trabalho do GNOME antes do lançamento estável do GNOME 44 em março.
A maior parte do GNOME 44 deve estar presente no Lunar no momento em que o Ubuntu 23.04 Beta for lançado, portanto, se você não quiser jogar dados diários, pode preferir esperar por isso.