Pouco antes do lançamento final no final de setembro, o Nautilus do GNOME 45 ganhou um layout de barra lateral moderno, e muito mais.
O Nautilus no GNOME 45 já recebeu um aumento no desempenho de pesquisa, suporte para descartar imagens diretamente de páginas da web, uma visualização em grade aprimorada que agora também indica arquivos com estrela, a capacidade de exibir o tamanho de bytes como uma dica de ferramenta para propriedades de pastas e um design mais adaptável para a barra lateral.
Ele também obteve uma experiência aprimorada de abertura de arquivos enquanto estava em sandbox (pense em Flatpak, Snap, etc.), um formato de data e hora mais consistente, uma definição mais simplista da janela de atalhos de teclado, a capacidade de refocar a barra de pesquisa usando Ctrl + F atalho de teclado e uma melhor experiência de arquivamento.
Agora, mais novos recursos foram adicionados no GNOME 45, antes do lançamento final no final de setembro.
Nautilus do GNOME 45 ganhou um layout de barra lateral moderno
Sempre há espaço para mais recursos novos, e o Nautilus agora recebeu novos botões “Pesquisar em todos os lugares” para expandir o escopo da pesquisa e um layout moderno de barra lateral de altura total, junto com dimensionamento refinado da barra lateral e limite de dobramento. Esta é a aparência do Nautilus no GNOME 45.
Como você pode ver, a guia superior foi reduzida para permitir a barra lateral de altura total, que agora é chamada de “Places” (Lugares/locais), e o menu de três pontos do lado direito desapareceu e foi movido para a barra lateral como um hambúrguer cardápio.
A segunda imagem mostra o novo botão “Search Everywhere” (Pesquisar em todos os lugares).
Além desses novos recursos, o Nautilus também recebeu algumas melhorias de desempenho para gerar várias miniaturas mais rapidamente, fornecer aos usuários uma transição sem oscilações de e para a pesquisa e evitar a ativação de outros aplicativos pelo DBus quando ele for iniciado.
Fora isso, o gerenciador de arquivos Nautilus no GNOME 45 excluirá automaticamente os arquivos parcialmente copiados quando o usuário cancelar a operação de cópia e não restringirá mais os resultados da pesquisa do Shell ao diretório inicial.
O GNOME 45 está atualmente em teste beta público se você quiser testá-lo, mas o Nautilus tem uma segunda versão beta, então certifique-se de instalá-lo se quiser ter uma ideia dos novos recursos apresentados neste artigo.
O lançamento final do ambiente de desktop GNOME 45 está previsto para 20 de setembro de 2023. Até então, temos um marco Release Candidate (RC) em mãos para testar, que deve ser lançado no início de setembro.