E o Nautilus 43 Beta chegou às compilações diárias do Ubuntu 22.10 trazendo várias melhorias e suporte a GTK4/libadwaita.
Sim.O Nautilus 43 beta chegou nas últimas compilações diárias do Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu”. “E daí?”, você deve ter se perguntado…
Bem, não é algo tão surpreendente. No entanto, muitos estavam ansiosos para ver ‘qual era o plano’ para aplicativos GTK4/libadwaita dentro do contexto do tema Yaru do Ubuntu.
Nautilus 43 Beta chegou às compilações diárias do Ubuntu 22.10
Para aqueles que esqueceram, o Ubuntu 22.04 intencionalmente reteve o envio de vários portes GTK4/libadwaita que faziam parte do GNOME 42 – Nautilus entre eles.
Bem, tenho o prazer de ver (e dizer) que a nova versão GTK4/libadwaita do gerenciador de arquivos Nautilus fica orgulhosa dentro da área de trabalho com tema Yaru do Ubuntu.
Qualquer escolha de cor de destaque personalizada do Yaru também é aplicada aos aplicativos libadwaita – havia alguma preocupação na comunidade de que os aplicativos libadwaita não seriam temáticos a esse respeito.
Esta encarnação do famoso gerenciador de arquivos também parece muito mais moderna do que a que substitui.
Há um pequeno atrito que notei logo de cara: estou acostumado a poder clicar com o botão direito do mouse em uma pasta e selecionar a opção “abrir em uma nova guia” apenas movendo o cursor.
Esta opção ainda está presente, mas, de acordo com a maneira como os menus de contexto do libadwaita se comportam, agora é necessário um clique extra para acessar, pois está aninhado em um submenu “aberto”.
Todas as mudanças importantes estão presentes na versão 22.10, incluindo a nova interface adaptável viciante dos Arquivos, várias opções de classificação em ‘Recentes’ e integração com o utilitário GNOME Disks para formatar rapidamente mídia externa.
Embora a maior parte do GNOME 43 beta não esteja atualmente disponível na versão 22.10, não pode estar muito atrás.
Além de ostentar o Nautilus 43 beta, há também as versões beta mais recentes do utilitário de disco, a calculadora GNOME e o daemon de configurações do GNOME.
Então, se você estava querendo experimentar os novos recursos do Nautilus bem antes de todo mundo, essa é sua chance!