E o desenvolvedor Nate Graham revelou as novidades do KDE Plasma 6.1, que tem o lançamento previsto para 18 de junho.
Nate Graham, desenvolvedor de controle de qualidade do projeto KDE, compartilhou recentemente uma postagem no blog relatando os preparativos para o próximo lançamento do KDE Plasma 6.1.
Nate Graham revelou as novidades do KDE Plasma 6.1
Na postagem intitulada “Olhando para o Plasma 6.1”, é mencionado que a equipe de desenvolvimento tem trabalhado arduamente para adicionar várias alterações à base de código na qual a atualização 6.0.5 será construída, entre os quais há um que chama a atenção de muitos, pois com a implementação dessa mudança o configurador não permitirá mais selecionar os temas de ícones Adwaita ou High Contrast GNOME como temas de sistema.
Menciona-se que o motivo desta mudança é porque embora esses temas atendam aos requisitos do FreeDesktop, eles não são mais projetados para uso no caso do KDE e, ao instalá-los, surgem problemas.
Ao selecionar o tema de ícones do GNOME no KDE, muitos ícones não são exibidos corretamente ou são substituídos por ícones genéricos em arquivos corrompidos.
Outra mudança mencionada no relatório é a limitação do tamanho máximo dos widgets para evitar o crescimento desproporcional nos painéis do Kickoff (o inicializador de aplicativos) e do Kicker (o menu de aplicativos).
Além disso, foram corrigidos problemas como o bloqueio do KWin em ambientes baseados em Wayland, que ocorria ao tentar abrir um soquete para o XWayland, bem como agora a tela ativa do KWin é determinada considerando a “última interação do usuário”.
No Kate, a lógica para compilar uma lista de arquivos usados recentemente foi ajustada para agora estar na lista e considerar um arquivo como recente, não apenas quando for aberto, mas também ao salvá-lo ou fechá-lo, evitando que alguns arquivos sejam excluídos aparecem na lista recente.
O seletor “Wallpapers” foi integrado às molduras e adaptado ao novo estilo das páginas do configurador. Além disso, o sistema de notificação inclui um novo ícone de botão Cancelar e corta cabeçalhos longos para o conteúdo no centro, em vez de no lado esquerdo.
A interface também foi atualizada ao alterar os temas globais e ao alterar o perfil de consumo de energia via powerprofilesctl, mostrando as novas informações imediatamente no widget “Energia e bateria”.
Das outras mudanças destacadas no relatório:
- Quadros removidos das visualizações do seletor de plano de fundo para alinhar com o estilo de outras páginas de configurações no Plasma
- Corrigido o travamento do Plasma ao tentar alterar o conjunto de aplicativos favoritos por meio do Kickoff, Kicker e outros menus semelhantes.
- No X11, forçar o modo tablet ao usar uma configuração de vários monitores com escala global não faz mais com que um dos monitores dimensione tudo incorretamente
- Gwenview: Corrigido problema que impedia a abertura de imagens grandes na versão Qt 6
- Bandeja do sistema com Qt 6.7: Resolvido o redimensionamento incorreto do pop-up da bandeja do sistema e travamentos ao exibir sensores GPU
- Driver KWin AMD GPU: Implementada uma solução alternativa para um bug do driver AMD GPU que reduzirá anomalias visuais
- Kirigami: Corrigidos erros visuais em elementos da UI ao usar combinações de cores claras/escuras
- Segurança: Melhorias de segurança foram implementadas no sistema de relatório de bugs com base nas recomendações da equipe de segurança da SUSE
- Automação: Adicionados testes automatizados para garantir a montagem correta de diferentes tipos de sistemas de arquivos
- Mais arquivos de áudio e vídeo agora possuem ícones apropriados e, quando nenhum ícone específico de formato adequado for encontrado, o sistema não retornará mais a um alto-falante simbólico inadequado ou a um ícone de filme
- Corrigido um problema extremamente raro que poderia ser acionado ao abrir qualquer janela em aplicativos IntelliJ IDE e fazia com que outras janelas e painéis do Plasma se tornassem transparentes ao clicar.
Por fim, se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, pode consultar os detalhes no seguinte endereço.
Por fim, vale a pena mencionar que o lançamento do Plasma 6.1 está previsto para 18 de junho, juntamente com a versão de manutenção 6.0.5 prevista para 21 de maio.